Venda virtual de cigarros Eletrônicos proibidos alerta autoridades em Alto Taquari

Da Redação com Avisa Foto: Reprodução
Uma prática preocupante tem sido observada em Alto Taquari: a comercialização virtual de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes. A venda desses dispositivos é proibida no Brasil desde 2009 por uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a proibição foi recentemente reforçada pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024.
Apesar da legislação restritiva, relatos indicam que os vapes estão sendo oferecidos e negociados através do whatsapp e redes sociais na cidade. Essa situação levanta sérias questões sobre a fiscalização e o cumprimento das leis sanitárias no ambiente digital.
Os cigarros eletrônicos evoluíram significativamente desde sua criação em 2003. Atualmente, existem diversas gerações de produtos, incluindo os descartáveis (de uso único), os recarregáveis com refis líquidos (em sistemas abertos ou fechados) e os dispositivos de tabaco aquecido, que utilizam refis sólidos de tabaco. Além disso, podem conter diferentes formas de nicotina, como os sais de nicotina e a nicotina sintética, bem como outras substâncias distintas do tabaco.
A proibição imposta pela Anvisa em 2009 e reafirmada em 2024 se baseia em uma extensa avaliação dos riscos e impactos desses produtos à saúde pública brasileira. A agência reguladora considera que não há evidências científicas suficientes que atestem a segurança e a eficácia dos dispositivos eletrônicos para fumar como alternativa para deixar de fumar. Além disso, há preocupações significativas sobre o potencial de iniciação ao tabagismo, especialmente entre jovens, e os danos à saúde associados ao uso desses produtos.
A RDC nº 855/2024 não apenas mantém a proibição da comercialização, importação, armazenamento, transporte e propaganda dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), mas também reforça a proibição do seu uso em recintos coletivos fechados, sejam eles públicos ou privados. Essa medida visa proteger a saúde de não fumantes e evitar a normalização do uso desses dispositivos.
Diante da crescente oferta virtual de cigarros eletrônicos em Alto Taquari, espera-se que as autoridades competentes intensifiquem a fiscalização no ambiente online e offline para garantir o cumprimento da legislação e proteger a saúde da população. A conscientização sobre os riscos dos vapes e as consequências legais da sua comercialização também se faz crucial para coibir essa prática ilegal.
A população de Alto Taquari é alertada para os perigos associados ao uso de cigarros eletrônicos e encorajada a denunciar qualquer atividade de venda ou propaganda desses produtos às autoridades competentes.



Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.