Escola Carlos Irigaray Filho adere ao modelo Cívico-Militar, elevando Mato Grosso a 101 Unidades
Da Redação Foto: Aparecido Marden
A comunidade escolar de Alto Taquari deu um passo significativo para o futuro da educação local. A Escola Estadual Carlos Irigaray Filho adotará o modelo cívico-militar, após um resultado favorável na consulta pública realizada com pais e responsáveis. Com essa adesão, a Rede Estadual de Educação de Mato Grosso atinge a marca de 101 escolas operando sob esse formato.
A decisão da Escola Carlos Irigaray Filho integra um movimento maior ocorrido nos dias 26 e 27 de junho, quando 15 unidades em 11 municípios de Mato Grosso realizaram consultas públicas sobre a conversão. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) enfatizou a importância da decisão partir da comunidade escolar, garantindo que as particularidades de cada instituição e as necessidades dos alunos fossem consideradas.
Das 15 escolas que participaram da consulta, 14 optaram pela adesão ao modelo cívico-militar. A única exceção foi a Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, em Rondonópolis, que decidiu pela opção "Não Aprovo". O processo de votação seguiu as diretrizes de editais publicados no Diário Oficial, no site da Seduc e amplamente divulgados em reuniões com a comunidade escolar, permitindo que pais, responsáveis legais e alunos maiores de 16 anos participassem da decisão.
Com as novas adesões, um total de 101 das 628 escolas da rede estadual de Mato Grosso agora operam no modelo cívico-militar, atendendo a mais de 80 mil estudantes. O objetivo principal é diminuir a evasão escolar, prevenir a violência no ambiente educacional e promover ações que impulsionem o avanço da aprendizagem.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, esclareceu que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional, com os professores sendo os responsáveis pelo ensino. A contribuição dos militares da reserva foca na organização e disciplina das unidades. "Na verdade, são 101 escolas cívico-militares, pois, na cidade de Cáceres a rede já contava com a unidade Senador Mario Motta", afirmou o secretário.
Para a implementação do novo modelo nas unidades recém-convertidas, o processo de contratação de militares da reserva já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação. Além disso, a Seduc planeja a formação e o treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores, preparando-os para a completa implementação do novo modelo de gestão.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.