;

Especiais

Secretaria de Saúde realiza Dia D Vacinação contra Gripe e Sarampo neste sábado (30)

ALTO TAQUARI

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil Saúde


A Secretaria de Saúde de Alto Taquari realiza, neste sábado (30), o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, das 8h às 17h, nas unidades de saúde do município, para idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a quatro anos, gestantes e puérperas.

É necessário a apresentação de documento com foto, o CPF, Cartão do SUS e a Carteira de Vacinação.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.

A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

Gripe

A vacina do Butantã contra a gripe (influenza) é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Alergia a ovo

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.