;

Especiais

Polícia| Retorno das visitas em presídios de MT começará na sexta-feira de forma gradativa, diz secretário

 
G1MT.Foto: Secom/MT

As visitas nos presídios de Mato Grosso começarão a ser retomadas nessa sexta-feira (29), de forma gradativa, segundo secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. Apenas as unidades de Cuiabá e Tangará da Serra seguem sem permissão para visitação.

As visitas estão suspensas desde o início da pandemia da Covid-19 , março de 2020. Nesse período, seis presos e 19 policiais penais morreram em decorrência da doença.

De acordo com o secretário, cada unidade penal vai ter a própria organização para as visitas, como datas, horários e logística de entrada.

“Temos 46 unidades penais no estado, cada uma com uma estrutura diferente e limitações, então não dá para estabelecer uma regra geral para todas”, pontuou.

As unidades de Cuiabá estão em fase final de vacinação e, por isso, deverão aguardar mais 15 dias após a finalização para organizar as visitas.

Alexandre Bustamante explicou que, nesta fase de retorno gradativo, será limitado a presença de um visitante por preso.

"A Secretaria de Saúde emitiu uma nota recomendativa para o retorno, que será seguida à risca. No fim de cada visita, os profissionais passarão a monitorar os presos para evitar o surgimento de novos casos da doença", explicou.

O secretário anunciou também que foi prorrogado o prazo de validade das carteiras de visitação por mais oito meses.

Atendimentos nos presídios

No mesmo período de retorno das visitas, serão liberados os atendimentos presenciais aos advogados nos presídios. Os profissionais deverão fazer o agendamento e respeitar as condições impostas pela Secretaria de Saúde, como o uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação para a entrada.

Também está autorizado o retorno presencial dos atendimentos em sala de aula e assistência religiosa aos presos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.