;

Especiais

Alto Taquari| Homem tenta aplicar golpe do PIX em comerciante


Da Redação com  G1, Grande Tijuca.Foto: Divulgação

Na noite do último sábado (23), um comerciante de Alto Taquari precisou usar da ignorância para receber de um rapaz que semana antes teria aplicado o golpe do PIX no estabelecimento.

Segundo relatos, o rapaz teria consumido no local, e ao pagar a conta informa que o cartão está com problema e em seguida simula o pagamento com Pix. Com o aplicativo aberto, ele mostra a tela que apresenta o valor a pagar. O pagamento mesmo nunca é efetuado.

Questionado se registraram o Boletim de Ocorrência, fomos informados que pelo fato do valor ser insignificante em relação ao trabalho que é ir à delegacia, não. Porém, irão redobrar a atenção e se este  rapaz voltar,  só irá consumir no estabelecimento após pagamento a vista.

Vale ressaltar que a venda só aconteceu, pois o rapaz estava na mesa de um uma pessoa conhecida que ao perceber o que estava acontecendo pagou a conta.  Este suposto golpista alega ser parente de uma comerciante de Alto Taquari, no entanto, são apenas conhecidos. 

Então você comerciante de Alto Taquari, muito atenção com os pagamentos via PIX.

Golpes que envolvem o sistema de pagamento instantâneo (Pix) têm assumido as formas mais diversas. Isso fez o Banco Central do Brasil (Bacen) criar novas medidas para combater as práticas, mas a criatividade dos criminosos continua a surpreender.

Como se proteger

Para não serem vítimas de golpes do tipo, os comerciantes devem confirmar que o comprovante recebido do cliente se refere à transferência já confirmada. Não basta ver a tela que mostra o valor a ser pago, já que ela não garante que o pagamento foi efetivado pela instituição financeira.

Além disso, é essencial manter-se sempre bem informado e acompanhar as notícias sobre o tema para saber como se proteger. “É preciso ficar atento, principalmente, ao dinamismo das práticas de engenharia social.”

Quem usa o Pix para fazer pagamentos deve procurar se proteger contra golpes na ferramenta. Veja as dicas do especialista Arthur Igreja:

  • Tenha um celular protegido com senha e/ou biometria;
  • Não o use sem o bloqueio de tela;
  • Sempre verifique a identidade de quem está solicitando o Pix;
  • No momento de efetivar a transação, confira o destinatário antes de confirmar;
  • Em sites que aceitam pagamento por Pix, certifique-se de que o ambiente é verdadeiro — se for falso, o dinheiro vai para o golpista;
  • Observe o limite disponível para transferência por Pix: o próprio usuário pode cometer um erro de digitação e atribuir a perda a um golpe;


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.