Saúde| Governo de MT pode ter que devolver cerca de 50 mil testes de Covid-19 que estão prestes a vencer
G1 MT| Imagem ilustrativa de teste PCR — Foto: Horth Rasur/Shutterstock
O governo de Mato Grosso poderá ter que devolver cerca de 50 mil testes para a Covid-19 que podem perder validade até 31 de dezembro de 2020. Os exames são do tipo RT-PCR, foram encaminhados pelo Ministério da Saúde e aceitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o motivo da devolução é a baixa demanda e falta de tempo hábil para utilização dos testes.
A situação ocorre no país: o Brasil tem 6,8 milhões de testes de Covid-19 prestes a vencer em um depósito em um galpão em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista. Os testes custaram R$ 290 milhões à União.No momento, o Ministério da Saúde estuda junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a possibilidade de reavaliar a validade dos testes.
Outros cerca de 50 mil testes que não foram aceitos pelo Lacen já estão em processo de devolução.
Segundo a SES, os testes estão em perfeito estado e podem ser regularmente utilizados em tempo hábil. A secretaria negou que há falta de insumos para a aplicação dos exames.
O Ministério da Saúde diz que espera receber, ainda esta semana, estudos de "estabilidade estendida" para os testes estocados, ou seja, estudos que indiquem a viabilidade de prorrogar essa data de vencimento.
O ministério também afirmou que os kits "são distribuídos de acordo com as demandas dos estados". O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) afirma, no entanto, que alertou o governo federal diversas vezes sobre a falta de materiais para processar as amostras do teste PCR.
Covid-19 em Mato Grosso
A SES-MT notificou, até a tarde desta quinta-feira (26), 157.524 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.116 mortes em decorrência do coronavírus no estado.
Dos 157.524 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.550 estão em isolamento domiciliar e 147.402 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 135 internações em UTIs públicas e 140 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 33,50% para UTIs adulto e em 16% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (34.604), Rondonópolis (11.659), Várzea Grande (11.146), Sinop (8.213), Sorriso (6.750), Lucas do Rio Verde (6.163), Tangará da Serra (6.053), Primavera do Leste (5.258), Cáceres (3.623) e Nova Mutum (3.334).
Um total de 123.342 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 176 amostras em análise laboratorial.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.