;

Especiais

Brasil| Bolsonaro quer voto impresso nas Eleições de 2022

TecMundo| Foto Unsplash 

O presidente Jair Bolsonaro quer mudar o sistema eleitoral do Brasil a partir de 2022, substituindo as urnas eletrônicas utilizadas atualmente pelo voto impresso. Durante a sua live, realizada nessa quinta-feira (5), ele comentou que enviará a proposta de alteração ao Congresso Nacional.


Na conversa transmitida pelas redes sociais, o chefe do executivo afirmou que o governo tem estudado as experiências de países nos quais o voto por meio da cédula de papel é utilizado, mas sem mencionar as eleições dos Estados Unidos, que correm o risco de judicialização devido às dúvidas levantadas pelo processo arcaico. De acordo com ele, essa é a melhor maneira de auditar o pleito, “contando votos de verdade”, consistindo em um “sistema confiável”.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, de autoria da deputada federal Bia Kicis, também foi defendida por Bolsonaro na transmissão. O texto, que exige a impressão das cédulas para o voto nas eleições e a realização de referendos e plebiscitos, precisa ser analisado pelo parlamento, segundo o presidente.


Um dos pontos defendidos pela PEC é o depósito das cédulas de votação em urnas "indevassáveis", de forma automática e sem qualquer contato manual, para facilitar a realização de auditorias. Ela já passou pela Câmara de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, mas ainda depende de apreciação do plenário.

Urna eletrônica é usada desde 1996

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro critica a utilização do sistema de votação eletrônica, adotado no país em 1996. Há alguns meses, ele comentou sobre uma suposta fraude na eleição de 2018, mesmo tendo saído vencedor.

Conforme o presidente, o pleito deveria ter sido decidido no primeiro turno, mas devido à suposta fraude, isso não aconteceu. Apesar de afirmar ter provas que comprovariam a sua suspeita, ele ainda não as revelou.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.