;

Especiais

Aumento de escorpiões em Alto Taquari acende alerta: moradores devem redobrar cuidados com prevenção

Foto Ilustrativa, reprodução G1

Moradores de Alto Taquari passaram a lidar com uma nova preocupação além das ações de combate ao Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya. O aparecimento de escorpiões em algumas residências da cidade tem gerado alerta e reforçado a necessidade de medidas de prevenção e controle para evitar acidentes.

Segundo relatos de moradores, os aracnídeos vêm sendo encontrados em quintais e até dentro das residências, especialmente com o início do período mais quente do ano, quando a reprodução e a busca por abrigo aumentam.

PREVENÇÃO E CONTROLE: COMO REDUZIR OS RISCOS

De acordo com Aparecido Marden Reis, Fiscal Sanitário e Especialista em Saúde Pública, a prevenção é a principal ferramenta para evitar o avanço desses animais peçonhentos. Algumas medidas simples podem reduzir significativamente o risco de infestação:

• Mantenha os ambientes limpos e organizados

Evite acúmulo de entulhos, lixo, folhas secas e materiais de construção, pois esses locais servem como esconderijo.

• Elimine fontes de alimento

Pragas como baratas e insetos atraem escorpiões. Controlar esses vetores é essencial para diminuir a presença dos aracnídeos.

• Vede frestas e buracos

Conserte rachaduras em paredes, rodapés e vedações em portas e janelas.

• Instale barreiras físicas

Coloque telas em ralos e demais aberturas de água.

• Controle a umidade

Conserte vazamentos e mantenha áreas secas.

• Inspecione roupas e calçados

Antes de vestir roupas ou calçar sapatos guardados, sacuda-os.

O QUE FAZER EM CASO DE CONTATO?

• Não utilize remédios caseiros 

• Utilize objeto pontiagudo para eliminar o animal 

• Capture-o com recipiente plástico 

• Use equipamentos de proteção 

• Em caso de infestação, procure empresa especializada 

O aumento de registros em Alto Taquari reforça a importância da participação da comunidade no combate aos escorpiões, assim como ocorre nas campanhas contra arboviroses.

 


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.