;

Especiais

Alto Taquari| Eleitores são beneficiados e quem não registrou biometria poderá votar

Foto TRE-MT 

Uma considerável parcela do eleitorado mato-grossense não realizou o cadastro biométrico a tempo e não poderá votar nas eleições municipais e suplementar deste ano. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 168.022 eleitores pertencentes a 34 municípios do estado tiveram o título eleitoral cancelado por esta razão. O eleitor pode consultar sua situação eleitoral neste link. 


A capital Cuiabá concentra 85.432 desses eleitores e é o município em que mais pessoas não poderão votar. Em seguida vem Várzea Grande (35.617), Rondonópolis (11.037), Sinop (10.382), Primavera do Leste (3.462), Pontes e Lacerda (2.604),  Poconé (2.060), Nova Mutum (1.630), Lucas do Rio Verde (1.455), Jaciara (1.411), Rosário Oeste (1.249), Santo Antônio do Leverger (1.003), Campo Verde (964), Nobres (770), Nossa Senhora do Livramento (705), Barão de Melgaço (703). 

Ainda aparecem na lista Chapada dos Guimarães, Jangada, Nortelândia, Nova Santa Helena, Cocalinho, Nova Brasilândia, Campos de Júlio, Acorizal, Araguaiana, Torixoréu, Indiavaí, Luciara, Ribeirãozinho, Planalto da Serra, Vale de São Domingos , Serra Nova Dourada, Araguainha e Ponte Branca.

O contingente de cidadãos inaptos a votar poderia ser bem maior no estado. Outros 116.325 eleitores também deixaram de realizar o cadastro biométrico dentro do prazo estipulado inicialmente. Entretanto, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o cancelamento desses títulos em razão da pandemia do novo coronavírus. Foram contemplados pela resolução os eleitores dos municípios que deveriam realizar a coleta de dados biométricos até este ano.

Em Mato Grosso, foram 53 municípios beneficiados com a decisão. Apesar disso, a Justiça Eleitoral ressalta que a suspensão do cancelamento é temporária e vale apenas para as eleições de 2020. Após os pleitos, o título eleitoral desses quase 117 mil eleitores volta ao status de cancelado e, para regularizar, será necessário comparecer a unidade de atendimento da Justiça. “Em razão da Pandemia, os eleitores destes municípios não tiveram a justa oportunidade para regularizar até maio deste ano, quando o cadastro de eleitores fechou”, justificou a Justiça Eleitoral. 


Os municípios contemplados em Mato Grosso foram: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Canarana, Cláudia, Colíder, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra, Vera, Cotriguaçu, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Alto Garças, Dom Aquino, Alto Taquari, Paranaíta, Tapurah, Matupá, Nova Olímpia, Juscimeira, Itiquira, Santa Rita do Trivelato, Glória do Oeste, Itanhangá, Itaúba, Santa Carmem, Pontal do Araguaia, Lambari D’Oeste, Santo Antonio do Leste, Figueirópolis D’Oeste, Denise, Curvelândia, Tesouro, Ipiranga do Norte, Nova Monte Verde e Alto Boa Vista.

 Eleitorado apto


Conforme dados do TRE-MT, 2.317.102 eleitores poderão votar nas eleições deste ano no estado. Destes, 1.898.989 realizaram a coleta de dados biométricos e terão a digital verificada na hora da votação. Apenas 418.113, cerca de 18,04% dos eleitores mato-grossenses aptos, votaram sem biometria. 

Como de costume, o TRE também divulgou dados do perfil do eleitorado do estado. Este ano, o 50,7% é composto por eleitoras, e 49,3% por eleitores. Eleitores que usarão nome social somam 205 e eleitores com algum tipo de deficiência somam 8.877. Os dados ainda mostram que a faixa etária que mais concetra eleitores em Mato Grosso é a de 35 a 39 anos e que o grau de instrução predominante é Ensino Médio Completo (23,81%), seguido do Ensino Fundamental Incompleto (23.44%). 





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.