;

Especiais

Economia| MT deve colher 63 milhões de toneladas de grãos o que corresponde a quase o dobro do PR, 2º no ranking


Com informações do G1

Mato Grosso deve colher na próxima safra 63,5 milhões de toneladas de grãos, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta quinta-feira (8). A quantidade colhida corresponde a quase o dobro do Paraná, que deve produzir 37,6 milhões de toneladas e é o segundo maior produtor do país.

Depois de Mato Grosso e do Paraná, aparecem no ranking o Rio Grande do Sul (31,5 milhões), Goiás (22,8 milhões) e Mato Grosso do Sul (18,8 milhões).

No Brasil, a produção total de grãos está estimada entre 233,7 e 238,3 milhões de toneladas para a safra 2018/2019.

A expectativa é que haja um crescimento entre 2,5% e 4,5% em comparação com a safra anterior.

O clima é apontado pela instituição como fator importante para a produção no estado. Em outubro, Mato Grosso apresentou volume de chuvas abundante, regular e satisfatório.

As chuvas, segundo o documento, proporcionaram o adiantamento dos trabalhos de semeadura da soja, que já passam de 80% até o fechamento do mês. Na mesma época do ano passado, contabilizava-se 40,5%.

Principal produtor do grão no país, a Conab estima que haja um crescimento na área destinada à cultura em relação ao espaço destinado na temporada passada.

"A continuidade do crescimento da área de soja ocorre mesmo com todos os obstáculos, tais como: encarecimento dos fretes rodoviários, dólar elevado, o que demonstra a força do agronegócio de Mato Grosso em se manter firme mesmo em cenários de adversidades”, diz trecho da estimativa.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.