;

Especiais

Alto Taquari| MPE instaura inquérito para investigar desrespeito ao atendimento preferencial do idoso em Banco

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, representado em Alto Taquari pela Promotoria de Justiça, instaurou no dia 20 de agosto, o SIMP nº: 000276-046/2018, que tem como objetivo apurar o  desrespeito ao atendimento preferencial do idoso na Agência do Banco do Brasil.  

O promotor de justiça, Dr. João Mota, ressalta que o artigo 230 da Constituição garante ao idoso tratamento diferenciado. “O Texto Constitucional trouxe expresso a necessidade de tratamento diferenciado às pessoas idosas, conforme art. 230 da Constituição Federal, para dispensar atendimento prioritário na concretização de seus direitos.”

Ainda de acordo com o promotor, “diligências iniciais indicam que o Banco do Brasil, Agência Alto Taquari-MT, está deixando de priorizar esse atendimento, na forma da lei, os deixando esperar sem necessidade, mesmo sob o argumento de que está dentro do tempo máximo previsto em lei municipal (vinte minutos)”.

O gerente da agência será notificado a comparecer no MPE e posteriormente firmar um TAC para os ajustes necessários.

Idoso

O promotor explica que a Lei 10741/03, Estatuto do Idoso, considera idoso a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e que a garantia de prioridade compreende atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgão públicos e privados prestadores de serviços à população, conforme inciso I do art. 1º do Estatuto.

Denuncie

Se seus direitos não são respeitados, denuncie ao MPE Ligue de um orelhão gratuitamente para 127 ou compareça no prédio da Promotoria de Justiça, na rua Marçal Batista.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.