;

Especiais

Brasil| Ser gay deixou de ser 'doença' há 28 anos; beijaço lembra a data

Há exatos 28 anos, o sufixo "ismo" deixou de perseguir os gays. Naquele 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde baniu o então homossexualismo da lista oficial de distúrbios mentais, que inclui a pedofilia, por exemplo.
A data virou um marco. Neste 17 de maio, gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e transexuais se reúnem em pontos icônicos de várias capitais pelo mundo para combater o preconceito.
O dia de luta contra a homofobia e a transfobia será materializado em beijos. No Brasil, o epicentro do protesto será no vão livre do Masp, na avenida Paulista. O "beijaço" está programado para começar a partir das 18h. Nas redes sociais, o evento já atraiu ao menos 700 presenças confirmadas.
O protesto carinhoso é promovido pelo aplicativo de namoro gay Hornet. A plataforma possui 850 mil usuários ativos no Brasil. 
Segundo André Fischer, criador do festival de cinema com temática LGBT Mix Brasil e representante do aplicativo no Brasil, o beijo em público é uma reação contra os países que ainda criminalizam os LGBTs.
"É um protesto que busca visibilidade. Os casais se beijam, postam fotos e viralizam pela internet um desejo de liberdade, plenos direitos e amor", afirma Fischer. A hashtag mundial "#decriminalizeLGBT" tem sido usada para espalhar os beijaços desta quinta pelas redes sociais.
Na França, o beijo coletivo ocorreu em frente à Torre Eiffel. Também houve protestos semelhantes em várias partes dos Estados Unidos, da Europa e em Taiwan, só para citar alguns.
Para Fischer, a pauta de reivindicações deste ano é extensa. "A Rússia persegue, mata LGBTs e ainda vai sediar a Copa do Mundo de Futebol nessas condições. Em Taiwan, a lei que permitiu a união gay foi caçada. Nos Estados Islâmicos, os LGBTs não existem", afirma.
Segundo Júlio Moreira, presidente do Conselho Estadual da População LGBT do Rio, quando a OMS derrubou o argumento da patologização contra os homossexuais, ao mesmo tempo, abriu caminho para a cidadania. "Depois disso, a comunidade ganhou força para colocar a cara na rua e lutar por direitos iguais", diz.
Mas a conquista, afirma Moreira, corre risco. "No Brasil, ainda se discute a cura gay. Sempre aparece um juiz promovendo decisões forçando os psicólogos a fazer a dita reversão sexual", completa.
Moreira também lembra que o Brasil é o país mais perigoso no mundo para um LGBT. Segundo o Grupo Gay da Bahia, que monitora assassinatos de homossexuais e transgêneros no país há 38 anos, 2017 terminou com 445 mortes violentas de LGBTs, uma alta de 30% em relação ao ano anterior.
"Agora precisamos tirar a transexualidade da lista negra de doenças mentais da OMS", diz Moreira. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.