;

Especiais

Saúde| Descoberta enzima que desativa doença celíaca

Uma nova pesquisa publicada no periódico Journal of Biological Chemestry encontrou uma substância que é capaz de “desativar” a doença celíaca, cujos sintomas são causados pelo consumo do glúten. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio, em alguns medicamentos, vitaminas e cosméticos.
Segundo o site Viva Bem, o estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Eles investigaram a enzima transglutaminase 2 (TG2), que regula o glúten no interior do intestino delgado. Em celíacos, ela provoca uma resposta autoimune, na qual o corpo não reconhece o revestimento do intestino delgado e o ataca.
Os pesquisadores encontraram uma nova enzima, chamada de ERp57, que desativa a TG2, e começaram a estudar os medicamentos existentes que podem controlar essa espécie de “interruptor” recém-descoberto da doença celíaca.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.