;

Especiais

Eles e Elas| Ronco é a terceira maior causa de divórcios, aponta pesquisa

Com informações do Notícias ao Minuto 
Apesar de comum, o ronco não é muito agradável, tanto para quem emite o sonoro som quanto para quem dorme com uma pessoa que emite sons que mais parecem um trator ou serra elétrica. Como o sono fica prejudicado para ambas as partes, muitas vezes o problema atinge proporções muito maiores.
Mas se você queria um bom motivo para tratar seu ronco, aí vai um: ele é a terceira maior causa de divórcios, perdendo apenas para a infidelidade e os problemas financeiros, segundo a pesquisadora Rosalind Cartwright, do Centro Médico Rush, em Chicago. A explicação: como o roncador não percebe o barulho que emite, a pessoa com quem ele dorme é quem sente os efeitos colaterais.
De acordo com a revista Super Interessante, ainda segundo a especialista, a média de eficiência do sono de quem dorme com roncadores é de 73%, quando o normal seria de 85% para cima, o que significa que oito horas de sono representam, apenas, seis horas. Como o sono impacta em qualquer relacionamento, as chances de o casal se separar são altas.
O ronco é questão de saúde e acontece quando as vias aéreas ficam semiobstruídas, a língua "desce" em direção à garganta, a boca abre e as vibrações começam. Em casos menos graves, o problema não significa má saúde, apenas muito incômodo. Já em casos mais graves, no qual ocorre a apneia do sono (o roncador para de respirar várias vezes durante a noite), é preciso diagnosticar e tratar o problema.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.