;

Especiais

Mato Grosso| Workshop orienta servidores a reconhecer fraudes em documentos e veículos

Começou nesta semana o II Workshop de Fiscalização de Documentos Emitidos pelo Detran e Veículos. O evento irá capacitar servidores federais, estaduais e municipais envolvidos com a fiscalização de trânsito na identificação de fraudes em documentos e veículos.
No evento foi abordada a segurança documental da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com o consultor de segurança da empresa Thomas Greg & Sons, Fernando Bebiano, e também as consultas de veículos e habilitação, com os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Augusto Cordeiro e Wilson Dias. O evento segue durante toda a semana, das 08h às 11h30, no auditório da autarquia, em Cuiabá.
O secretario Municipal de Defesa Social de Várzea Grande, coronel Alexander Maia, comentou que a primeira capacitação, realizada em dezembro de 2016, permitiu melhorar a qualidade do serviço prestado e as técnicas aprendidas fazem toda a diferença na execução dos trabalhos no dia a dia. “A qualidade do serviço que nós prestamos foi melhorada e quem ganha com isso é a sociedade. Que este curso seja mais uma oportunidade de crescimento profissional”, disse.
De acordo com o presidente do Detran, Arnon Osny, a motivação para promover o evento partiu de uma demanda da Diretoria de Habilitação que após as fiscalizações, realizadas em 2015 e 2016, verificou que os tipos de fraude estavam cada vez mais requintadas.
“Com a orientação de técnicos os agentes terão condições de identificar falsificações e adulteração de veículos. Nosso objetivo é capacitar o maior número possível de agentes. Para atender a demanda, decidimos realizar uma segunda edição e também levar este conhecimento para as unidades no interior”, disse Arnon Osny.
O presidente acrescentou que essa ação de integração só é possível graças à autarquia estar vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública. “Com este vínculo tivemos a oportunidade de discutir políticas e programas de execução de segurança pública, considerando que a fraude de documentos gera milhões para o mundo do crime e veículos adulterados são moeda de troca de traficantes em outros tipos de crime. Além disso, estamos desenvolvendo outros projetos onde será importantíssima a aplicação do conhecimento deste workshop”, afirmou.     
No evento o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, defendeu o conhecimento como ferramenta de mudança e transformação das instituições da segurança pública, além do investimento em equipamentos e estrutura das forças que compõem a Secretaria.
“O profissional de segurança pública deve ter condições de pegar um documento e dizer, do ponto de vista físico, palpável e sistêmico, se é um documento legitimo. O conhecimento é um legado, nós passamos, mas o conhecimento fica. Com o conhecimento e a consciência coletiva, poderemos mudar a realidade”, disse Jarbas.
Participam do workshop servidores da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Civil (PJC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, a Guarda Municipal de Várzea Grande, e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O evento é organizado pela Unidade de Fiscalização de Trânsito do Detran, com o apoio da Fenabrave Mato Grosso, Sincodiv-MT e Thomas Greg & Sons.

MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.