;

Especiais

Apoio do Governo de MT a produtores favorece crescimento da produção de café no Estado, aponta Conab

Fonte: Secom-MT  Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
As ações do Governo de Mato Grosso de incentivo à cafeicultura foram apontadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como um dos motivos para o crescimento do plantio do grão no Estado.

Segundo dados da Conab, divulgados no Boletim da Safra de Café publicado no mês passado, a estimativa é alcançar um volume de 270,8 mil sacas colhidas na safra de 2024, o que representa um crescimento de 4% em relação ao ciclo passado e de 123% em comparação com 2019, quando o Governo do Estado lançou o programa MT Produtivo Café para apoiar a produção da cultura em Mato Grosso.


“Isso se deve, entre outras coisas, a adesão de áreas novas que agora entrarão em produção, assim como ao fornecimento gratuito de mudas, fertilizantes e kits de irrigação pelas autoridades estaduais e municipais, que, atrelados aos bons preços pagos pelo grão e à redução dos custos de produção, fomentam o cultivo do café”, aponta o documento da Conab.

Esse aumento resulta da expansão de 0,9% na área em produção e do aprimoramento no manejo, além do início da produção dos cafezais clonais.

Entre 2022 e 2023, o programa MT Produtivo, gerido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), entregou 300 mil mudas de café clonal, que possui alta produtividade, em pouco espaço; 98 kits de irrigação, e 47,7 mil toneladas de calcário, impulsionando ainda mais o setor.

A Conab destaca ainda que o avanço na tecnologia utilizada, principalmente com o uso de materiais clonais mais produtivos, e a adoção de práticas de manejo sustentáveis têm sido fundamentais para o crescimento da produção. A eficiência no uso dos recursos e a melhoria no manejo refletem na destinação crescente de áreas para a cultura do café.


Além disso, pesquisadores da Empaer, em parceria com a Embrapa Rondônia, buscam identificar os melhores clones para cultivo de café no Estado, pelo projeto “Validação de clones de Coffea canephora para o Estado de Mato Grosso”.

Desde janeiro de 2021, estão sendo avaliados os desempenhos agronômico e sensorial de 50 genótipos de cafeeiros robustas amazônicos em duas unidades de pesquisa da Empaer, em Tangará da Serra e Sinop.

“Os investimentos que estamos fazendo com a entrega de mudas e kits de irrigação, assim como as pesquisas em desenvolvimento, são essenciais para ampliar a produção e a qualidade do nosso café. Estamos comprometidos em avançar no ranking nacional de produção ”, afirmou que o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.

Atualmente, Mato Grosso é o 9º maior produtor de café do Brasil.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.