;

Especiais

Saiba o que você não pode fazer se o título de eleitor estiver irregular

Fonte: CNN Brasil Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

É lei no Brasil: todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos deve ter o seu título de eleitor regularizado para poder votar.

Para as eleições de 2024, o prazo é 8 de maio. Caso o eleitor não esteja com o título regularizado, não estará habilitado para votar.

Quem não está com o documento em ordem pode ter problemas que vão além de não poder votar.

Saiba alguns problemas para quem não regularizar o título de eleitor:

Documentação:

Caso o eleitor esteja em situação irregular na Justiça Eleitoral, ele não poderá obter seu passaporte ou sua carteira de identidade.

A restrição ao passaporte, porém, não se aplica a brasileiros residentes no exterior que solicitem um novo documento ou identificação para retornar ao país.

Concurso público:

Sem o título de eleitor regularizado, todos aqueles que forem alfabetizados e tiverem idade entre 18 e 70 anos não poderão assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público.

Matrículas em universidade:

O estudante sem o título de eleitor regularizado não poderá ingressar em universidades ou renovar sua matrícula em instituições de ensino superior.

Empréstimos:

Também não é possível obter empréstimo em instituições públicas com crédito mantido pelo governo.

Saiba como regularizar o seu título

A regularização do título pode ser feita até o dia 8 de maio no próprio portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Basta acessar o site do TSE e clicar na aba de “Autoatendimento Eleitoral”. Em seguida, o eleitor deve clicar em “Regularize o seu título eleitoral cancelado”.

Nesse processo, serão solicitados alguns documentos e certificados, a depender do motivo da irregularidade.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.