;

Especiais

Governador veta projeto de lei que amplia o 'teste do pezinho' para toda rede pública de saúde em MT

SAÚDE 

Fonte: G1MT  Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação



O governador Mauro Mendes (União Brasil) vetou integralmente o projeto de lei que previa que todas as crianças nascidas em hospitais públicos de Mato Grosso teriam o direito de realizar a triagem neonatal na modalidade ampliada, o 'teste do pezinho'.

O objeito do projeto era ampliar o exame, que é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e atualmente identifica seis doenças.// Com a mudança prevista no projeto, o exame seria possível a identificação de até 12 doenças em crianças recém-nascidas.

Como justificativa, o governador disse que vetou o projeto depois de uma orientação da Procuradoria Geral do Estado, que defende que o projeto é inconstitucional.

Aprovado em segunda votação

O projeto de lei que amplia o 'teste do pezinho' foi aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso no dia 8 deste mês.

De acordo com o autor do projeto, o deputado estadual Dr. João (MDB), o atendimento precoce garante a identificação mais rápida de doenças tratáveis.

Segundo a proposta, o teste neonatal deve ser aplicado independente das condições de saúde do recém-nascido.

O resultado seria comunicado aos pais e responsáveis com a devida orientação, a depender do diagnóstico identificado.

O exame

O exame precoce em crianças recém-nascidas, conhecido como 'teste do pezinho' foi institucionalizado no Sistema Único de Saúde (SUS) em 1992.

O teste pode tornar mais fácil o diagnóstico de algumas doenças tratáveis, como fenilcetonúria, aminoacidopatias, acilcarnitinas e acidemaias orgânicas, anemia falciforma e outras hemoglobinopatias.

Também é possível identificar deficiências ainda antes da criança crescer, o que a ajuda no desenvolvimento.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.