;

Especiais

Juízas irão assumir comarcas de Alto Taquari e Alto Garças na próxima semana

MATO GROSSO 

Fonte: TJMT  Foto: Divulgação 



Para ser juiz é preciso ter humildade, dedicação, sabedoria, estudo profundo e coragem. Essas foram algumas das palavras ditas pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, aos 23 juízes substitutos que participaram de sessão para escolha das comarcas que iram assumir a partir da próxima segunda-feira. O evento foi realizado nesta segunda-feira (3), no Plenário 1, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Na ocasião, a presidente rememorou o discurso que fez no dia em que foram empossados, situação em que ela pediu a todos que tenham humildade. Hoje, Maria Helena complementou o pedido. “A carreira escolhida é brilhante, mas ela apresenta desafios que precisam ser transpostos por nós todos os dias. Ela é espinhosa. Todos conhecem de cor e salteado a peregrinação de um juiz, requerendo a sabedoria e a calma de um monge, a confiança e a destreza de um paraquedista, que obstante seu salto não dependa só dele, mas também do vento, ainda assim com determinação ele se joga das alturas. (...) Acima de tudo, de todas as qualidades, a magistratura requer também coragem de um leão para aceitar os desafios que aparecem.”
 

Ela pontuou ainda que habita no interior de cada magistrado, um advogado. “Quando forem a uma longínqua comarca, recebam os advogados com a consciência de que estão fazendo aquilo que é obrigação do magistrado e não um favor ao advogado. É um mister de seu próprio ofício.” Ela aproveitou o momento para explicar que o Tribunal de Justiça não é um sensor unicamente. “Obviamente que temos também a função de sensor, mas acima de tudo estamos aqui para auxiliar e explanar o que for preciso. Peçam ajuda quando precisarem. Deixem a soberba em casa quando forem vestir a toga e, se quiserem pegá-la de volta, faça-o quando voltarem para casa. Lembrem-se, nós nos encontraremos aqui na Capital daqui a alguns anos.”
 
A desembargadora vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou que em seus 35 anos de magistratura conheceu bem Mato Grosso e também o povo mato-grossense. “Mato Grosso é um estado muito rico, não só quanto ao potencial do agronegócio como também no potencial das pessoas. De origem de Minas Gerais, aqui aprendi muito durante todos esses anos. Como corregedora-geral percorri o estado de Mato Grosso de ponta a ponta, exatamente 62 mil quilômetros de carro para conhecer o estado e conhecer as comarcas. Eu sei bem das dificuldades de os senhores o irão enfrentar, mas também a gratidão que receberão. Os senhores serão recebidos com muito carinho porque o povo mato-grossense é um povo alegre e, acima de tudo, um povo grato por tudo que recebe.”
 
A magistrada ressaltou ainda que Mato Grosso precisa que os novos magistrados sejam dedicados ao trabalho. “A prestação jurisdicional não pode ser deixada para amanhã. É como medicamento que, se for ministrado depois de vencido, não vai servir para nada. Precisamos de juízes atuantes. Juízes que enxergam os problemas do jurisdicionado como se fossem os seus próprios.”
 
Na sequência, o desembargador corregedor-geral da Justiça, José Zuquim Nogueira, afirmou que mais uma etapa foi vencida pelos novos magistrados e que o dia é de alegria não só para os novos juízes, mas também para os jurisdicionados. “O dia é de júbilo para todos. Sejam firmes nas decisões, mas humildes no tratamento para com as partes, advogados e representantes da sociedade que estão a depender de suas decisões, soluções dos conflitos e na busca de um direito que lhes foi renegado. A liturgia do cargo está representada no comportamento de vocês e na qualidade do serviço apresentado.”
 
Zuquim apresentou ainda dados dos trabalhos já realizados pelos juízes substitutos no período de 1º de fevereiro a 14 de março de 2022. “Um relatório breve feito pelo Departamento de Apoio à Primeira Instância demonstrou que nesse período foram realizados 301 despachos, 309 decisões e 428 julgamentos. Esses números demonstram o potencial de todos vocês. O sucesso de cada um é o sucesso da Instituição. Por isso, desejo sucesso a todos vocês.”
 
Um dos juízes empossados é Pedro Antônio Matos Schmidt, que assumirá a comarca de Marcelândia. Morador há alguns anos em Cuiabá, ele está animado com a nova jornada. “Espero realizar um bom serviço para população de Marcelêndia. Fui muito bem recebido pelos servidores da Comarca e estou totalmente animado para chegar e ofertar o meu melhor. Antes, já havia estudado bastante para escolher a comarca, checamos o quadro de pessoal, a realidade local, vantagens e desvantagens de cada cidade e o que a gente precisa fazer para atender às necessidades da comarca de forma direcionada.”

 
Nomeado para a comarca de Matupá, o juiz Anderson Clayton Dias Batista também já conhece a unidade que irá assumir e afirmou estar empolgado. “ Quando saiu a relação das cidades, eu e minha esposa viajamos para conhecer as comarcas. Matupá nos chamou atenção pelo desenvolvimento da região e estrutura da cidade. Visitamos o fórum que também é bem estruturado e conhecemos os servidores, que foram superatenciosos conosco. Também recebi boas recomendações de colegas que já passaram lá. Estou com grande expectativa para finalmente concretizar o sonho de judicar e também atender os anseios das da população e dos servidores.”
 
Antes de assumirem as comarcas, os magistrados participaram do Curso Oficial de Formação Inicial que tem como objetivo apresentar a parte prática do trabalho de juiz. A ação pedagógica ofertada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), começou em março e terminará na próxima sexta-feira (6 de maio).
 
Participaram também do evento os juízes auxiliares da gestão, Adriana Sant’Anna Coningham, Paulo Márcio Soares de Carvalho, Aristeu Dias Batista Vilella e Edson Dias Reis; a diretora-geral do Tribunal de Justiça, Claudenice Deijany F. de Costa; diretores da Ordem dos Advogados do Brasil, José Carlos Junior e Fernando Augusto Figueiredo; bem como os servidores do Tribunal de Justiça.
 
Leia abaixo a lista dos magistrados e as comarcas para quais eles foram designados por ordem alfabética.
 
Alto Garças - Amanda Dias
Alto Taquari - Marina Pereira
Apiacás - Lawrence Midon
Araputanga – Nildo Inácio
Aripuanã – Raiza Gonzaga
Campinápolis – Lorena Malhado
Colniza – Lucelia Vizzoto
Cotriguaçu – Erika Camin
Feliz Natal – Rodrigo Campestrini
Guarantã do Norte – Guilherme Kotovicz
Itaúba – Edson Wrubel Junior
Itiquira – Fernanda Kobayashi
Marcelândia – Pedro Schmidt
Matupá – Anderson Batista
Novo São Joaquim – Marilia Plaza
Porto dos Gaúchos – Raisa Nicolau
Porto Esperidião – Jonatan Pinho
Ribeirão Cascalheira – Raissa Amaral
São Félix do Araguaia (Segunda Vara) – Bruna Farias
Sapezal – Daniel Siqueira
Tabaporã – Paula Esteves
Terra Nova do Norte – Antonio Costa Junior

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.