;

Especiais

Cidade que vacinou em massa não tem morte por Covid há 7 meses

BRASIL | SAÚDE

Fonte: G1   Foto: Reprodução JN



Uma cidade cearense demonstra com clareza absoluta a importância das vacinas contra a Covid.

Longe das praias de Fortaleza, Guaramiranga sempre se destacou pelo clima de cidade serrana do Ceará. Mas agora tem atraído turistas que também se preocupam com a saúde.

"Mais segura, tranquila. Aliás a gente, hoje em dia, escolhe os locais onde a gente sabe que isso aí está acontecendo", diz a médica Suerda Guimar Fernandes.

 O que acontece lá é o sucesso da vacinação contra a Covid. Na cidade, com mais de 5 mil habitantes, 96% dos moradores com mais de 11 anos já tomaram duas doses da vacina e 25%, a dose de reforço. Guaramiranga também aplicou, antes de todos os municípios do Ceará, a primeira dose em todos os adultos, em junho de 2021.

"A gente fica muito satisfeito por ter tido essa vacinação e sabendo que a vacina salva", afirma o professor Luzibergue Souza Carneiro.

Por isso a cidade foi escolhida como teste de eficiência da vacina. Quando recebe as doses, cada morador passa por dois exames: um para detectar a presença do vírus e outro para avaliar o grau de imunidade a ele.

"O que nós temos apresentado é uma resposta bem positiva já na segunda dose. A gente prova que os pacientes que estão contraindo a Covid, por conta da vacina, eles estão tendo sintomas leves”, afirma a secretária de Saúde de Guaramiranga, Silvana Soares de Souza.

Os dados são repassados ao governo do estado.

“Esse monitoramento é importante para entender como se dá a transmissão e a gravidade, principalmente dos casos que têm acontecido. Até o momento, Guaramiranga não registra óbito desde junho de 2021", diz a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves.

O parâmetro mais visível da eficiência das vacinas é a quantidade de internações no único hospital da cidade, que passou os últimos seis meses de 2021 sem nenhum paciente internado por Covid. Neste ano, com o aumento no número de casos da doença, houve apenas uma internação: uma paciente, com sintomas moderados, que recebeu alta quatro dias depois.

Dona Antônia, que tem epilepsia e hipertensão, está se recuperando em casa, com o marido. Ela pegou Covid antes de tomar a dose de reforço da vacina. Agora terá que esperar um pouco.

"Saiu bem porque, graças a Deus, ela tomou duas doses da vacina, e amenizou a força da Covid", conta o vigia Raimundo Vieira da Silva.

Seu Raimundo também pegou Covid, mas quase não sentiu nada. E agora está feliz por comprovar a importância da vacina: “Foi um alívio. Funciona sim. Sou prova disso. Prova viva”.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.