;

Especiais

Alto Araguaia| Ação requer recuperação de áreas degradadas nas margens do Boiadeiro


MPMT. Foto: Foto: José Mazani | Unijor-Unemat.

Em continuidade ao plano de atividades ambientais, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso ingressou com ação civil pública, com pedido liminar, requerendo ao Poder Judiciário que estabeleça o prazo de 180 dias para que o Município de Alto Araguaia promova a recuperação das áreas degradadas nas margens do Rio Boiadeiro. Entre as providências requeridas estão a realização de levantamento sobre as condições das degradações ambientais existentes no local, apresentação de cronograma de fiscalização das propriedades que afetam o ecossistema do referido rio e a indicação de ações para recuperação da vegetação da área de preservação permanente degradada.

O MPMT pleiteia ainda que o município se abstenha de conceder alvarás de funcionamento e de permitir a construção irregular de estabelecimentos comerciais e residenciais às margens do Rio Boiadeiro. Além disso, cobra a adoção das medidas administrativas do poder de polícia para coibir a ocorrência de danos ambientais na área em questão.

O plano para recuperação das áreas degradadas, conforme a 1ª Promotoria de Justiça de Alto Araguaia, deverá contar com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Agricultura, da comunidade, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, das instituições de ensino, órgãos públicos e instituições privadas. Terá ainda que contemplar a elaboração de políticas públicas ambientais a serem propostas ao Poder Legislativo Municipal.

Na ação, o MPMT enfatiza a importância de se manter no plano de recuperação das áreas degradadas a biodiversidade regional. Requer ainda que seja estabelecida a compensação pelos danos ambientais, observados os requisitos tratados em legislação própria, e o pagamento de indenização por danos materiais e morais pela lesão ao bem difuso violado no valor de R$ 200 mil.

A ação civil pública foi proposta pela promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria Sant’Ana Cardoso, nesta terça-feira (07).



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.