;

Especiais

Economia| Deputados aprovam em 1ª votação projeto que prevê redução de impostos sobre energia, combustíveis e gás em MT

G1MT|Foto: Divulgação 

Os deputados aprovaram em primeira votação, na noite dessa terça-feira (23), a lei que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre energia, combustíveis, entre outros serviços. A votação definitiva da proposta deve ser finalizada nesta quarta-feira (24).

Com a mudança, o percentual cobrado deve ficar da seguinte forma:

Energia elétrica - acima de 250 kw - 25% para 17%

Comunicação - telefonia fixa - de 25% para 17%

Celular e internet, de 30% para 17%

Diesel, de 17% para 16%

Gasolina, de 25% para 23%


Durante a sessão, o Deputado Lúdio Cabral (PT) apresentou uma emenda ao projeto de lei original do governo, propondo também que a alíquota do ICMS da gasolina seja de 17%.

Essa emenda foi rejeitada pela Comissão, mas o parlamentar pediu vista para propor o debate em plenário.

De acordo com o deputado, o projeto será devolvido ainda nesta quarta-feira, quando ele for para a segunda votação.


O governador destacou que o corte no ICMS foi estudado desde maio. Segundo ele, os valores da redução não irão impactar as contas públicas.

Mauro Mendes afirmou que a redução não tem relação com as críticas do presidente Jair Bolsonaro contra os estados, mas como uma forma de aliviar o bolso do cidadão neste momento de alta na inflação e é possível fazer por conta do ajuste nas contas públicas.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.