;

Especiais

Saúde| Pretos correspondem 10,7% dos casos infectados por HIV no Brasil, enquanto brancos e pardos 40%, segundo MS

Da redação com G1|Foto: Internet

O “Boletim Epidemiológico HIV/Aids”, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS), divulgado no dia 1º de dezembro, traz dados sobre os infectados, como sexo, faixa etária, cor ou raça, grau de escolaridade, orientação sexual e taxa de gestantes contaminadas, no período de 2007 a 2020.



A maioria, que corresponde a 21,1%, tem ensino médio completo e 11,9% cursou entre 5ª e 8ª série.

Um total de 40,1% dos infectados são brancos, 40% pardos e 10,7% pretos.

Entre os contaminados do sexo masculino, a maioria era branca e, entre as mulheres, a maior parte era parda.

Além disso, 51,6% dos casos foram decorrentes de relações homossexual ou bissexual e 31,3% heterossexual.

Entre os homens, há o predomínio da categoria de exposição homo e bissexual. Na região Centro-Oeste apresentou o predomínio da categoria de exposição de homossexual e bissexual sendo 41,5% dos casos. Nas demais regiões o predomínio foi heterossexual.

A maior concentração dos casos de Aids no Brasil foi observada nos indivíduos com idade entre 25 e 39 anos, em ambos os sexos.


IST

O HIV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que não possui cura, porém existe tratamento, que ajuda na diminuição das chances de transmissão, além de evitar que a pessoa desenvolva a Aids. A diferença entre as duas doenças é quando uma pessoa convive com o vírus sem desenvolver sintomas e a Aids é o estágio avançado da infecção.

Com Aids, a pessoa pode adquirir outras doenças a partir da imunidade baixa causada pelo vírus como pneumonia e tuberculose. No Brasil, em 2019 foram diagnosticados 41.909 mil novos casos de HIV e 37.308 mil casos de aids pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.