;

Especiais

Economia| Falta de chuvas atrasa plantio de soja em Mato Grosso, diz Imea

G1MT  / Foto: Divulgação

A estiagem rigorosa está comprometendo o plantio de soja em Mato Grosso. Alguns produtores que já tinham iniciado o plantio decidiram fazer uma pausa à espera de chuva.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), esse menor volume de chuvas até agora já causou o o atraso do plantio.

A previsão é que as chuvas fiquem mais intensas somente a partir da metade de outubro. Com isso, os trabalhos podem acelerar nas semanas seguintes, principalmente na região norte.

O gerente de Inteligência de Mercado do Imea, Cleiton Gauer, explicou que, nos anos anteriores, em torno de 30% a 35% do volume total da safra tinha sido comercializada até esse período e neste ano já foram vendidas cerca de 55% da produção.

"Com isso, a tendência é que o produtor comece a diminuir esse ritmo nos próximos meses até ter uma noção melhor do que vai acontecer no estado e da produção que ele vai colher”, afirmou.

A demanda externa pelo grão e a valorização do dólar foram os principais fatores que estimularam a comercialização antecipada da soja.

Em uma fazenda em Campo Novo do Parecis, que vai cultivar em mais de 51 mil hectares de soja, a semeadura do grão começou a ser feita, no dia 20 de setembro com o início das primeiras chuvas na região.

“Iniciamos o plantio no dia 20 de setembro plantando no pó (terra seca), na expectativa de que a chuva ocorresse, mas infelizmente não tivemos essa chuva ou tivemos pequenos volumes irregulares em algumas regiões que poucas áreas dessas germinarão. Tomamos a decisão neste momento de parar o plantio por questões de previsões que não são favoráveis de chuva nos próximos dias”, explicou Wagner de Ré, gerente da fazenda.

O grupo agrícola prioriza o inicio do plantio mais cedo, porque cultiva também o algodão na segunda safra, ainda em janeiro, mas em algumas áreas do estado os produtores preferiram não arriscar porque ainda não choveu o suficiente.

Muitos produtores já estão preparados para começar o plantio assim que tiver realmente. Para essa safra, os produtores se organizaram bem com os custos travados a sabendo quando e quanto vão comercializar.

Foram exatamente os bons preços no mercado que favoreceram um aumento de área de soja para essa safra. São mais de 10,2 milhões hectares a serem cultivados, o que representa um aumento de mais de 2% em relação ao ano passado.

As lavouras de soja estão crescendo sobre áreas que antes eram pastagens. Foi o que fez o produtor rural Gian Rogeri, no Distrito de Bom Jardim, em Nobres. Nessa safra 110 hectares de pastagem serão cultivados com soja. O agricultor investe na integração da lavoura com a pecuária.

 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.