;

Especiais

Saúde| Beber álcool aumenta o risco de contrair Covid-19?

Notícias ao Minuto

Ainda não se sabe tudo sobre a Covid-19, mas uma coisa é certa: o bom funcionamento do sistema imunitário é um fator chave para manter a saúde e diminuir os riscos de ser infectado. Isso significa que devemos dormir bem, fazer exercício e ter uma alimentação saudável. Além disso, devemos evitar tudo aquilo que baixa as nossas defesas, como é o caso do álcool.


A ciência é praticamente unânime ao dizer que o consumo de álcool tem a capacidade de diminuir essas defesas, mas até que ponto a bebida pode torná-lo mais suscetível a contrair o novo coronavírus?

A Eat This, Not That falou com alguns especialistas para tentar responder à questão. "Quando consumido em excesso, o álcool pode causar danos às células imunológicas dos pulmões, trato respiratório superior e intestino. Isso, por sua vez, representa um risco maior de desenvolver doenças como pneumonia ou tuberculose, tornando-o mais suscetível à Covid-19", diz o médico Niket Sonpal.


Note que os danos só são significativos quando o consumo é excessivo. Isso significa que não há mal algum em beber um copo de vinho durante a refeição ou uma cerveja no final da tarde. 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.