;

Especiais

Mato Grosso| Curso de formação para obtenção de CNH pode ser feito à distância

DetranMT

Atendendo a deliberação n° 189 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) autorizou, em caráter temporário, a oferta de aulas do curso de formação técnico-teórico obrigatório para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na modalidade de ensino à distância. A autorização será válida enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.


A portaria n° 241 de 13 de maio de 2020 do Detran-MT autoriza os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados junto à Autarquia a desenvolver ou contratar solução para realização das aulas à distância.

Para a realização das aulas, os sistemas utilizados pelas autoescolas devem atender alguns requisitos de segurança tais como: permitir a validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e no término da aula; permitir o monitoramento da permanência do instrutor e candidatos na sala virtual durante a realização das aulas; disponibilizar interface para usuários que permita que o instrutor compartilhe, em tempo real, seu vídeo, seu áudio e a tela do seu dispositivo, e que o candidato visualize suas aulas agendadas; permitir o registro de cada aula, agrupando os dados, gerando relatórios com informações suficientes para o controle da carga horária, frequência do candidato e do instrutor; entre outros requisitos dispostos na portaria.

As aulas serão ministradas em tempo real, sendo vedada a exibição de aulas gravadas. “A possibilidade do curso na modalidade à distância proporciona ao candidato a formação dentro dos preceitos legais e com a segurança de se manter em isolamento social, além da validação facial, que certifica o cumprimento de toda a carga horária do curso”, disse o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Os Centros de Formação de Condutores credenciados junto ao Detran-MT ministram, por mês, uma média de 6.520 cursos teóricos para formação de condutores.  



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.