;

Especiais

Elas| A cada quatro dias, uma mulher foi assassinada em MT neste ano; maioria com arma de fogo


Com informações do G1

De janeiro a maio deste ano, 38 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (11) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Isso quer dizer que, em média, a cada quatro dias, uma mulher foi morta.

Conforme a Sesp, o número é o mesmo registrado no mesmo período do ano passado e que não se refere apenas aos casos de feminicídio, mas de mortes de mulheres em geral.


O levantamento traz os dias da semana em que mais se matam mulheres no estado.

Oito crimes foram registrados na sexta-feira, seguido de quarta-feira, com sete. No domingo, quinta-feira e sábado foram registrados cinco homicídios em cada dia, enquanto na segunda-feira e terça-feira foram quatro cada.

Arma de fogo

O meio usado para cometer a maioria dos assassinatos registrados nesse período foi a arma de fogo. Conforme o levantamento, 39% dos crimes foram cometidos com arma de fogo, 32% com objeto cortante ou perfurante; 18% por outros meios, 8% com arma contundente, e 3% com o uso da força muscular.

Já quanto a motivação, a maioria dos casos foi identificada como passional (37%), enquanto em 29% as circunstâncias ainda serão apuradas. Envolvimento com drogas corresponde a 16% das motivações, vingança a 10%, rixa a 5% e álcool a 3% dos casos.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.