;

Especiais

Geral| "Veranico" ocasiona perdas nas lavouras de soja, na região sudeste de MT


Com informações do G1

Produtores rurais da região sudeste de Mato Grosso estimam perdas entre três a dez sacas por hectare, nas lavouras de soja. A estimativa de produção foi revista depois de um período de estiagem, conhecido como veranica, em dezembro.

Na região de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, onde a colheita já começou, foram 20 dias sem chuva. Segundo Volnei Leite, gerente de uma propriedade, a falta de chuva ocorreu, justamente na época em que a planta precisava de água para desenvolvimento do grãos.

"Nas áreas onde já colhemos, não chegamos à média esperada de 65 sacas por hectares. Colhemos em torno de 55 a 60 sacas", comentou ele.

Galeria V3
Ele explica que a conta não deve fechar como se esperava, pois além das perdas em produtividade, o valor a ser arrecadado não cobre os investimentos em produtos químicos.

"Fizemos investimento em fertilizantes, adubos, fungicidas, inseticidas, e essa conta vai ter que ser paga no final dessa safra. Dessa vez, vamos ter prejuízos", lamentou.

Em outra propriedade na região de Juscimeira, a 164 km da capital, o veranico também foi o "vilão".

"Esse ano foi muito propício à seca, mas esperamos manter a expectativa de produtividade, colhendo cerca de 60 sacas por hectare. No ano passado, colhemos a média de 63 sacas", relatou o gerente de negócios da fazenda, Rodrigo Rigon.

Diante da queda na produtividade, a expectativa é que os preços compensem as perdas.

"A gente está esperando um preço muito bom pra essa safra. Estamos observando o mercado e percebemos uma elevação boa no preço da soja”, explicou.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.