;

Especiais

Política| Futuro governo de MT prevê corte de 30% de servidores comissionados e redução de 25 para até 14 secretarias


Com informações do G1

O governador eleito em Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) prevê um corte de, pelo menos, 30% dos servidores comissionados assim que tomar posse.

O democrata também estima que o número de órgãos estaduais vai ser cortado pela metade. Atualmente, o estado tem 25 secretarias, a vice-governadoria e 19 órgãos e autarquias.

Conforme Mauro Mendes, a equipe trabalha com uma expectativa de reduzir as secretarias para um número entre 14 e 18. Ele frisa que esse número pode variar dependendo do que for constatado.

"Estamos estudando minuciosamente os dados do Estado, em cada secretaria, em cada autarquia. Vamos identificar o quanto podemos cortar, onde podemos cortar e de que forma podemos economizar sem que isso comprometa o serviço publico prestado", diz o democrata.

O governador eleito disse que vai tomar medidas para que Mato Grosso seja um estado menor e mais eficiente.

Segundo ele, o maior desafio do governo dele será equilibrar receitas e despesas, uma vez que o estado tem um deficit grande em caixa e declarou que é preciso recuperar a credibilidade de Mato Grosso.

Durante a campanha, Mauro já dizia que reequilibrar as contas do estado será uma missão complicada.

“Mato Grosso é um estado quebrado. Eu falei isso durante toda a campanha e tentei mostrar essa dura realidade que vive o estado. Hoje temos milhares de fornecedores em atraso. Com oito meses, mais de ano sem receber. Nós temos atraso de quase R$ 150 milhões para com os municípios na área da saúde. Hoje todo o Mato Grosso tem a sua prefeitura com grande dificuldade em cuidar da sua saúde porque o estado não está repassando dinheiro. Temos o atraso de 10 dias na folha de pagamento e um deficit muito grande na previdência, nós temos hospitais que fecharam por falta de pagamento. Existe uma dura realidade fiscal”, lembrou Mendes.

Em outubro, Mauro Mendes disputou a vaga com outros quatro candidatos. Wellington Fagundes (PR), segundo colocado (19,57% dos votos); Pedro Taques (PSDB), que tentou a reeleição e teve 18,99% dos votos, e Arthur Nogueira (Rede) - 1,72% - e Moisés Franz (1,03%).



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.