;

Especiais

Justiça| MT tem 640 pessoas assassinadas nos 9 primeiros meses do ano


Com informações do G1

De janeiro a setembro de 2018, Mato Grosso registrou 640 mortes violentas nos municípios do estado, segundo o Monitor da Violência, ferramenta do G1 que acompanha todos os dados de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte em todo o país.

Em média, 71 pessoas foram assassinadas por mês até o mês passado. Diariamente, o número é 2,3 mortos.

Setembro foi o mês com o maior número de mortes. Ao todo, foram 90 assassinatos naquele mês. Já março – que teve 47 mortes - , registrou o menor número de registros.

O número registrado já é mais da metade dos casos registrados em todo o ano passado.

Do Centro-Oeste, Mato Grosso ocupa o segundo lugar no ranking com o maior número de mortes, ficando atrás apenas de Goiás e seguido de Mato Grosso do Sul e Brasília, respectivamente. 
Galeria V3

Entre os casos registrados, está a morte do dentista Guilherme José Mancuso, de 41 anos, abordado por dois ladrões quando chegava em casa, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, em julho deste ano.

A vítima estava em uma caminhonete e foi baleada no pescoço. Os dois suspeitos estariam em uma motocicleta.

Em setembro, Brenda Afonso Lopes teve a prisão decretada e foi presa em Araputanga, a 371 km da capital, por suposto envolvimento na morte do dentista.

Monitor da Violência
O número consolidado até agora contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Desde o início do ano, jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo Fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O objetivo é, além de antecipar os dados e possibilitar um diagnóstico em tempo real da violência, cobrar transparência por parte dos governos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.