;

Especiais

Mundo| Secretário de Bento XVI diz que acusação contra Papa é 'fake'

O secretário pessoal do papa emérito Bento XVI afirmou nesta quinta-feira (30) que as declarações contidas na carta revelada pelo arcebispo italiano Carlos Maria Viganò, na qual acusa a Igreja Católica de ter acobertado crimes de abuso sexual cometidos pelo cardeal Theodore McCarrick, são "Fake News".
"O papa Bento XVI não comentou o 'memorando' do arcebispo Viganò e não o fará", disse o monsenhor Georg Gaenswein à ANSA. O documento de 11 páginas, divulgado no dia 25 de agosto, é uma "mentira". "Confirmo com firmeza o que já disse sobre isso", acrescentou.
Para Gaenswein, qualquer relato sobre Bento XVI ter conhecimento da declaração de Viganò "não tem qualquer fundamento".
O arcebispo italiano, ex-núncio apostólico em Washington, nos Estados Unidos, acusou o papa Francisco de ter ignorado crimes de pedofilia cometidos pelo cardeal norte-americano. De acordo com a imprensa italiana, a denúncia foi uma espécie de vingança de Viganò porque ele não foi feito cardeal por Joseph Ratzinger e não subiu na hierarquia católica durante o pontificado do argentino. O arcebispo, por sua vez, nega que seja uma vingança. (ANSA)

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.