;

Especiais

Saúde| Em MT, 868 morreram por diabetes em 2016 e número de mortes pela doença cresce 25%


G1

Em Mato Grosso, 868 morreram por diabetes em 2016 e número de mortes pela doença cresce 25%, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O levantamento é realizado pelo Ministério da Saúde e foi divulgado na quinta-feira (28).

Segundo o governo federal, o número subiu de 694 mortes, em 2010, para 868, seis anos depois.

Por outro lado, o número de internações hospitalares causadas por diabetes diminuiu. Em 2010, foram 2.810 e, em 2016, 2.318.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o número de mulheres diagnosticadas com diabetes em Cuiabá, capital do estado, é maior que a de homens. O dado faz parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

De acordo com a pesquisa, há 11 anos o número de mulheres diagnosticadas com a doença era de 3,8%. Em 2017, entretanto, o número subiu para 7,3%.

Entre as mulheres, a capital mato-grossense aparece como a 13ª com o maior percentual de diagnosticadas.

Já, o percentual de homens diagnosticados com a doença se manteve estável no período.

A doença é responsável por complicações, como a doença cardiovascular, a diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações dos membros inferiores.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.