;

Especiais

Economia| Novo período para saque do abono salarial começa em 26 de julho

Os quase 2 milhões de trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial ano-base 2016 terão mais uma oportunidade para retirar o dinheiro. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) autorizou, no último dia 11, a abertura de um novo período de pagamento, que vai de 26 de julho até 30 de dezembro. O prazo também vale para o pagamento referente ao ano-base 2017.
O valor total dos benefícios ainda disponíveis chega a R$ 1,44 bilhão, de acordo com o Ministério do Trabalho. Em todo o Brasil, 7,97% dos trabalhadores com direito ao auxílio ainda não sacaram os recursos, que vão de R$ 80, para quem trabalhou apenas 30 dias durante 2016, a até um salário mínimo, no caso de quem trabalhou o ano inteiro.
Quem tem direito?
O abono salarial ano-base 2016 é destinado a quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O Ministério do Trabalho informa que, no caso dos trabalhadores da iniciativa privada, a Caixa deve ser procurada para a retirada do benefício. A consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-726 02 07. Já os servidores públicos devem se encaminhar ao Banco do Brasil. O atendimento também pode ser feito pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-729 00 01. Com informações do Portal Brasil.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.