;

Especiais

Cuidado! Veja o que pode cortar o efeito do anticoncepcional

Com informações do Notícias ao Minuto
A pílula anticoncepcional foi criada no dia 18 de agosto de 1960 e de lá pra cá, essa conquista da mulher foi tomando forma, a ponto de descobrirmos os contra do uso deste contraceptivo.
Atualmente sabe-se que sua eficiência para tratar pessoas com ovários policísticos ou com a síndrome do ovário policístico, pessoas que queiram diminuir cólicas, fluxos, acnes e até a quantidade de pêlos no corpo, estão comprovadas.
Mas poucas gente sabe que para a pílula ser 100% efetiva é necessário se tomar um grande cuidado com o que ingerimos, pois pode correr o risco de cortar o efeito do anticoncepcional. Veja alguns casos que isto pode acontecer:
Remédios
Infelizmente, alguns remédios da família dos antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional. Isso acontece porque a eliminação dos hormônios deixa de ser gradual e torna-se mais rápida. Mas, em relação à interferência somente há a comprovação de que alguns destes remédios tem esse efeito de anular o anticoncepcional. São eles: a rifampicina e rifabutina, utilizados para tratar tuberculose, hanseníase e prevenir a meningite.
Anticonvulsivantes
Alguns remédios conhecidos por auxiliar no tratamento de doenças convulsivas também podem atenunar a eficácia da pílula. Entre os exemplos, estão os que têm Fenitoína, Fenobarbital, Carbamazepina ou Topiramato em sua composição. Para maior segurança, utilizeum método adicional ou fale com o seu médico para tomar uma dose maior da pílula.
Antirretrovirais
Pessoas que precisem de medicamentos utilizados para o tratamento de infecções por retrovírus, como o HIV, também podem vir a engravidar mesmo com a utilização da pílula.
Ervas
Erva-de-São-joão
Também conhecida como Hypericum é usada por muitas pessoas como um tratamento natural para a depressão e ansiedade, mas os especialistas afirmam que o seu uso pode ser muito prejudicial para quem utiliza anticoncepcionais por via oral e, por isso, aumenta a possibilidade de ficar grávida. A Agência de Produtos Médicos da Suécia, confirmou que o efeito desta planta em nosso organismo pode ser de até duas semanas. Por isso, há a necessidade de consultar um especialista para se prevenir de uma forma mais eficaz.
Hibisco
Alguns médicos e estudiosos já afirmaram que o chá de hibisco interage de alguma forma com o anticoncepcional diminuindo a sua eficácia, porém nada foi comprovado até o momento. O que alguns dizem que pode vir a acontecer diz respeito a uma grande ingestão do chá de Hibisco o que poderia fazer com que ele o anticoncepcional pudesse ser eliminado mais rapidamente. Isso se daria por conta da característica diurética do Hibisco, que causaria a rápida eliminação do medicamento através da urina. Consequentemente, isso reduz a eficiência em proteger a mulher de uma possível gravidez.
Doenças
Determinadas condições médicas podem causar vômitos e diarréias frequentes, com isso diminuindo a eficácia do anticoncepcional. Poderíamos citar aqui a doenças de Crohn, doença inflamatória do intestino. Outro exemplo é a retocolite ulcerativa, entre outras que podem causar sintomas bem parecidos com os falados anteriormente. Por isso, procure a orientação de um médico.
Álcool
Bebidas alcóolicas não alteram o efeito do remédio, mas o seu uso constante pode acarretar em aumento dos níveis do hormônio feminino chamado estrogênio. Com isso, haverá muita dor de cabeça. inchaço e problemas gastrointestinais.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.