;

Especiais

Educação| 1/3 das crianças mais pobres está fora da creche por falta de vagas

Com informações do Notícias ao Minuto
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado pelo G1 neste domingo (20), revelou que entre as famílias com menor renda, o número de crianças que está fora da escola ou creche é maior, pois não existem instituições de ensino suficientes perto delas.
Segundo o estudo, 33,9% das crianças de 0 a 3 anos com a renda domiciliar per capita mais baixa do país estão fora da escola ou creche por falta de vaga. Já no grupo com renda mais alta, o problema só atinge 6,9% das crianças.
A coordenadora da pesquisa, Marina Aguas, explica que existe "uma associação muito forte" entre a renda e a escolaridade da população, que começa na idade pré-escolar. "É uma associação de mão dupla: você não sabe se a renda explica o acesso à escola, ou se o acesso à escola explica a renda", disse em entrevista ao site.
Segundo a especialista, os dados oferecem detalhes sobre a demanda e a oferta de serviços, podendo servir de base para adequação de políticas públicas.
Ainda de acordo com a publicação, no Brasil, os estados e municípios não são obrigados a oferecer vagas em creches para todas as crianças. Além disso, muitos pais de crianças de 0 a 3 anos afirmam que seus filhos não estão matriculados por decisão da família.
O Plano Nacional de Educação (PNE) estipula que, até 2024, o Brasil garanta que 50% da população de 0 a 3 anos esteja matriculada em creches. No ano passado, de acordo com o Pnad, essa taxa aumentou 2,3 pontos percentuais, com cerca de 210 mil novas matrículas. A média nacional ficou em 32,7%.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.