;

Especiais

Mundo| Extradição de brasileira acusada de matar marido nos EUA é inédita

Com informações do Notícias ao Minuto
Acusada de matar o marido, Karl Hoerig, um militar da Força Aérea, a brasileira Claudia Sobral, de 53 anos, será extraditada para os Estados Unidos. A decisão é inédita no Brasil.
A carioca foi para Nova Iorque em 1989, para estudar. No ano seguinte ela se casou com um médico americano e abriu mão de sua nacionalidade brasileira. Nos anos 2000, ela e o marido se separaram e Cláudia conheceu outro americano na internet, Karl Hoerig. Em 2005 se casaram em Las Vegas e foram morar no interior do estado de Ohio.
No depoimento à polícia, o marido de Cláudia disse que ela abusava tanto física, quanto mentalmente dele e que o casamento acabou por ela ser desonesta com as finanças do casal. Ele afirmou que ela transferia dinheiro para conta dela no Brasil.
Assassinato
Em março de 2007, amigos estranharam a ausência de Karl num compromisso na Força Aérea e avisaram à polícia de seu sumiço. Ao chegar na casa onde morava Karl e Cláudia, os policiais encontraram o corpo do americano ao pé da escada, com um tiro na cabeça e dois na costas.
A arma usada no crime teria sido comprada por Cláudia, que também fez aulas de tiro. A perícia realizada no revólver, também mostrou que os tiros saíram daquela arma. Nesse momento, a justiça determinou que Cláudia fosse presa, mas ela já não se encontrava nos EUA.
Fulga
No mesmo dia em que o corpo de Karlfoi encontrado, Cláudia iniciou uma viagem de carro para um aeroporto próximo, seguindo para Nova Iorque e terminando no Brasil. Ao chegar ao país, ela morou um tempo no interior Rio de Janeiro e depois seguiu para Brasília, casando-se novamente.
Por Brasília, ela retomou a carreira e abriu um escritório de contabilidade num dos bairros mais nobres da cidade. Por seis anos, Cláudia seguiu sem ser atormentada pelo que teria feito nos EUA.
O passado veio à tona em 2009, quando a justiça brasileira recebeu uma solicitação de extradição de Cláudia, por um suposto crime que ela teria cometido nos EUA. Prontamente, o governo respondeu que não extraditava brasileiros, ainda sem saber que Cláudia havia aberto mão de sua nacionalidade brasileira.
Em 2013 o ministro da Justiça, considerou, através de uma portaria, que Cláudia fosse extraditada. Ela ainda tentou reaver a cidadania brasileira, mas não obteve sucesso. A carioca foi presa e aguardou o fim do processo de extradição.
Alegação de inocência
A acusada, em depoimento nos EUA, justificou que sofria humilhações por parte de Karl, sendo obrigada a andar de salto alto dentro de casa, por exemplo. Ela disse também que Karl queria ter filhos, coisa que Cláudia nunca quis.
Extradição
O martelo foi batido sobre a decisão de extraditar Cláudia, no dia 17 de janeiro deste ano. Ela foi num avião da FAB, diretamente para Ohio, acompanhada por agentes da Interpol.
Agora Cláudia aguarda em Ohio o seu futuro e o resultado na justiça. O promotor local afirma que a pena para crimes como o de Cláudia, normalmente recebem a sentença de prisão perpétua.
Contudo, o Supremo Brasileiro, ao deferir a extradição de Cláudia, impôs algumas cláusulas: não aplicar pena de morte ou prisão perpétua, uma pena máxima de 30 anos, incluir a pena que Cláudia já havia cumprido no Brasil.
"Trata-se de caso inédito, uma vez que o Brasil não extradita nacionais. Por isso, o caso durou alguns anos e foi bastante debatido, pois primeiro foi necessária a comprovação efetiva da perda da nacionalidade, para somente depois autorizar-se a extradição", explicou na quarta-feira o secretário nacional de Justiça, Rogério Galloro.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.