;

Especiais

Saúde| Tempo chuvoso não tem relação com dores nas articulações, diz estudo

Com informações do Notícias ao Minuto
Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e publicado na BMJ, umarevista científica sobre medicina, aponta que o clima chuvoso e de frio não tem qualquer relação com as dores nos ossos, nas articulações ou nas costas.
Os autores alegam que a ideia de que há uma relação entre certos sintomas e clima existe desde a antiguidade. Hipócrates, o grego considerado o "pai da medicina", já escrevia como o clima afetava a saúde, contudo a pesquisa conclui que "não há qualquer relação".
O estudo analisou uma grande quantidade de dados e comparou reivindicações de seguros de milhões de consultas médicas com totais diários de precipitação de milhares de estações meteorológicas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.
"Comparamos os dados de todas as formas e não encontramos qualquer relação entre a chuva e as consultas médicas por causa de dores nas articulações ou nas costas", disse Jena, professora e interna do Hospital de Massachusetts. 
Os cientistas analisaram 11 milhões de consultas médicas de americanos mais idosos, entre 2008 e 2012, e questionaram os doentes com perguntas sobre se sentiam dores nas articulações ou se sentiram mais dores (nos casos de pessoas com artrite reumatoide).
A resposta a todas essas questões não mostrou qualquer vínculo significativo entre a dor nas articulações e o clima chuvoso. No geral, 6,35% das idas ao médico incluíam relatos de dor em dias de chuva, em comparação com os 6,39% de relatos de dor em dias secos.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.