;

Especiais

Saúde| Tempo chuvoso não tem relação com dores nas articulações, diz estudo

Com informações do Notícias ao Minuto
Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e publicado na BMJ, umarevista científica sobre medicina, aponta que o clima chuvoso e de frio não tem qualquer relação com as dores nos ossos, nas articulações ou nas costas.
Os autores alegam que a ideia de que há uma relação entre certos sintomas e clima existe desde a antiguidade. Hipócrates, o grego considerado o "pai da medicina", já escrevia como o clima afetava a saúde, contudo a pesquisa conclui que "não há qualquer relação".
O estudo analisou uma grande quantidade de dados e comparou reivindicações de seguros de milhões de consultas médicas com totais diários de precipitação de milhares de estações meteorológicas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.
"Comparamos os dados de todas as formas e não encontramos qualquer relação entre a chuva e as consultas médicas por causa de dores nas articulações ou nas costas", disse Jena, professora e interna do Hospital de Massachusetts. 
Os cientistas analisaram 11 milhões de consultas médicas de americanos mais idosos, entre 2008 e 2012, e questionaram os doentes com perguntas sobre se sentiam dores nas articulações ou se sentiram mais dores (nos casos de pessoas com artrite reumatoide).
A resposta a todas essas questões não mostrou qualquer vínculo significativo entre a dor nas articulações e o clima chuvoso. No geral, 6,35% das idas ao médico incluíam relatos de dor em dias de chuva, em comparação com os 6,39% de relatos de dor em dias secos.