;

Especiais

Brasil| Produção amplia e MT deve produzir 66,3% do algodão colhido no país em 2018, diz IBGE

Produção de algodão em MT deve ser 4,5% maior em 2018, segundo o IBGE (Foto: Reprodução/TVCA)

Com informações da TVCA

A produção de algodão herbáceo em Mato Grosso deve crescer 4,5% no ano que vem em comparação com a safra deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). A Bahia, segundo maior produtor do país, deve ser responsável por 22,8% da produção nacional. Ao todo, o país deve produzir quatro toneladas de algodão herbáceo.

Maior produtor de algodão do país, Mato Grosso deve colher 2,7 milhões de toneladas do produto, sendo responsável por 66,3% da produção nacional.

Os dados do IBGE fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) que acompanha mensalmente a previsão de produção das safras. O levantamento foi feito em parceira com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com a previsão do órgão, a área plantada e a área a ser colhida com algodão cresceram 10,2%. Por outro lado, o rendimento médio estimado teve retração de 5,2%. A Bahia, segundo maior produtor, deve ser responsável por 22,8% da produção nacional.

Segundo a Conab, a região Centro-Oeste concentra 72% da produção brasileira de algodão. A melhora na produtividade se dá pelo custo da produção. Isso porque, o produto é “cultivado nas melhores áreas das fazendas, além da melhor tecnologia disponível”.
Safra 2018


Ao todo, o IBGE prevê uma retração de 9,2% na podução de grãos para 2018. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi estimada em 219,5 milhões de toneladas. Devem cair as produções de milho (15,9 milhões de toneladas) e soja (6,8 milhões de toneladas).


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.