;

Especiais

Mato Grosso| Redução de 50% do ICMS cobrado sobre a carne suína em MT anima o setor

Com informações do G1 MT

O governo do estado baixou a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a carne suína. Para os criadores, a medida pode ajudar a alavancar a produção e o consumo em Mato Grosso e em outros estados.

O decreto, assinado pelo governador Pedro Taques (PSDB), no dia 5 deste mês, reduziu o percentual da alíquota do ICMS de 12% para 6% com o objetivo de alavancar a suinocultura.

Mato Grosso é o 5º estado do Brasil em produtividade. São quase 3 milhões de cabeças, mas o consumo no estado é considerado baixo. As pessoas não têm o hábito de comer carne suína.

Vinte por cento da produção são consumidos em Mato Grosso e o restante vai para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. O percentual do ICMS no estado era considerado alto se comparado ao dos demais estado.

A partir de agora, Mato Grosso vai poder competir de igual para igual com os outros estados, conforme o diretor executivo da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues.


"Isso vem atenuar esses problemas e criar possibilidades e condições para que esses produtores levem para fora do estado e viabilizem a cadeia da suinocultura", declarou.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.