;

Especiais

Três dos 6 assassinatos de travestis foram motivados por homofobia em MT, diz secretaria


Com informações do G1 MT

Três dos seis homicídios de travestis ocorridos este ano em Mato Grosso foram motivados por homofobia, segundo levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Desses, quatro pessoas que praticaram os crimes já foram presas pelas forças de segurança. De acordo com a secretaria, as mortes ocorreram em Várzea Grande, Sorriso, Rondonópolis e Primavera do Leste.

O levantamento aponta que três casos foram motivados por homofobia, um foi roubo seguido de morte e outro por desentendimento envolvendo dinheiro e droga. Recentemente mais uma travesti foi morta, em Cuiabá. O caso ocorreu no Bairro Altos do Parque, no dia 11 de outubro.

A prisão mais recente é de Thiago Marques, 28 anos, no dia 3 de outubro, no Bairro Osmar Cabral, periferia de Cuiabá. Ele é suspeito de matar atropelada a travesti Natália Pimentel, de 22 anos. Natália foi morta dia 25 de julho de 2017, em um ponto de prostituição, conhecido como Zero Quilômetro, localizado em Várzea Grande. O crime ocorreu após a vítima se negar a fazer programa sexual por R$ 17.

Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, Valdinei Souza da Silva, 24 anos, foi preso dia 25 de setembro acusado de matar a travesti Tabata Brandão. O suspeito foi encontrado em um barraco de madeira no bairro Pedra 90.

Tabata, que tinha 30 anos, foi morta a tiros, dia 25 de junho, após uma discussão. O suspeito teria xingado a vítima e outras travestis na rua. Tabata revidou as agressões verbais. O suspeito foi em casa para pegar uma arma de fogo e voltou para cometer o crime.

Em Sorriso, a 420 km da capital, Cleverson Oliveira dos Santos, conhecido como Zico, de 28 anos, foi preso pela Polícia Militar, dia 15 de julho, suspeito de furto. Após ter sido detido, o homem confessou ter matado, em 2 de junho, a travesti Larissa Valverde, 24 anos.

A travesti foi assassinada com perfurações nas costas, que teriam sido provocadas por uma chave de fenda. O corpo foi encontrado no estacionamento de um supermercado na área central da cidade.

Ainda em Sorriso, a travesti conhecida como Baiana foi morta no dia 06 de setembro. Ela foi encontrada na quitinete onde morava com uma faca cravada no rosto. Um adolescente de 15 anos foi apreendido como suspeito do crime. O assassinato teria ocorrido após uma discussão por conta de dinheiro e droga.

No município de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, no dia 07 de abril, a travesti Bianca Gonçalves, de 22 anos, foi vítima de latrocínio – roubo seguido de morte. Bianca estava trabalhando com outras travestis em um ponto de prostituição, às margens da MT-130, quando o crime ocorreu. Nenhum suspeito foi preso até o momento.

Tentativa de homicídio


Uma travesti foi baleada por um cliente após um programa no dia 10 de outubro, no Bairro Jardim Potiguar, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Segundo a Polícia Militar, a vítima, Eliandro Brasilino de Morais, de 31 anos, foi atingida na boca e no braço. O cliente fugiu e não foi encontrado.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.