;

Especiais

Alto Taquari| Novo delegado assume delegacia do município

Da Redação com AIA3

Há quase um mês, a Delegacia do Núcleo Investigativo Operacional (NIO) e a Delegacia de Polícia Civil de Alto Taquari contam com um novo delegado: Fernando Fleury da Mota. Com formação em Direito e atuação na área da segurança pública nos Estados de Goiás e Mato Grosso, assumiu com a missão de intensificar a repressão a crimes considerados mais graves em Alto Araguaia e região, como homicídio, roubo, tráfico de drogas e outros praticados por organizações criminosas.

O delegado Fernando Fleury tem uma currículo considerável na área policial. Iniciou carreira na Polícia Militar do Estado de Goiás onde atuou entre os anos de 2000/2012. Em julho de 2012 ingressou na Polícia Civil respondendo pela delegacia de Araputanga e outros quatro municípios da região de fronteira com a Bolívia, onde permaneceu por dois anos. Atuou ainda em municípios da baixada cuiabana como Rosário Oeste, Jangada, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

No início de setembro assumiu as ações do NIO com sede em Alto Araguaia e atuação também nos municípios de Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca e Alto Garças. “O NIO executa um trabalho extremamente positivo em Alto Araguaia e região. As ações já resultaram em inúmeras prisões e no fechamento de várias investigações que culminaram na apuração da autoria delitiva. Embora já existisse um trabalho muito bem feito e coordenado pelo Dr. Carlos Roberto [delegado municipal de Polícia Civil], nosso objetivo é aumentar esse trabalho e dar uma qualidade para investigações a crimes considerados mais graves. O objetivo é reforçar e talvez aumentar as investigações feitas pelo NIO”, disse Fleury.

O novo delegado ainda destacou as ações já empreendidas pelo NIO em Alto Araguaia e região que, segundo ele, culminaram na redução de roubos a cargas de grãos e de gado em propriedades na zona rural. “Após a criação do NIO e com atuação efetiva no combate a essas modalidades criminosas reduzimos a índices muito pequenos estes crimes em nosso município”, frisou.

“Foi uma grata surpresa saber a realidade do NIO e da Delegacia de Polícia Civil de Alto Araguaia. Diferente da grande maioria, quase totalidade das delegacias de Polícia Civil do Estado, a quantidade de inquéritos pendentes de conclusão é muito pequeno e a quantidade de investigações concluídas muito grande. O objetivo hoje, talvez, seja dar um pouco mais celeridade nas investigações nesses crimes considerados mais graves”, ressaltou.

Dr. Fernando Fleury destacou ainda que o trabalho de atuação conjunta com a Polícia Militar é importante. “É necessária essa atuação conjunta, porque o resultado, a investigação, a apuração e a identificação dos criminosos é muito mais rápida e com muito mais resultados. Temos uma relação excelente com a Polícia Militar e esse trabalho vai continuar”, garante.


O delegado do NIO ainda pediu a colaboração da comunidade local e regional no fornecimento de informações que possam contribuir com o trabalho dos policiais que atuam no serviço de inteligência visando a resolução de crimes. Os telefones são 3481-1215 e o 197. Dr. Fernando Fleury responderá pela Delegacia de Polícia Civil de Alto Taquari enquanto o titular, delegado João Borges Ferreira, estiver afastado para tratamento de saúde.