;

Especiais

Mato Grosso| Balanço traz informações sobre produção e consumo de energia elétrica em MT

Com informações do SETAS
O Governo do Estado recebeu, o ‘Balanço Energético de Mato Grosso 2017’, durante o VIII Seminário de Energia realizado no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.  O material foi produzido pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Niepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por solicitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A proposta da Sedec é que através da contratação de entidades especializadas, o resultado desses estudos (do que se produz e do que se consome em termos de energia em Mato Grosso) aliado a uma visão futura, formará as bases da formulação dos planos de governo na área.
“Para nós, é interessante esses estudos para termos uma base sólida de informações necessárias para planejar ações. É essencial, tanto para o contexto econômico, quanto para setores de infraestrutura, com as simulações de diferentes cenários de mercado e seus efeitos diante dos impactos macroeconômicos, mudanças tecnológicas e eficiência energética, ou mesmo riscos ambientais e vulnerabilidades no ambiente político ou de negócios”, explicou o secretário da Sedec, Ricardo Tomczyk.

O ‘Balanço Energético de Mato Grosso 2017’ aponta que o Estado triplicou sua capacidade hidrelétrica nos últimos 10 anos, chegando a exportar cerca de 20% a 30% de energia para outros municípios e países. O Estado que é autossuficiente em energia desde os anos 90, também cresceu em número de empreendimentos hidrelétricos e vem investindo em biomassa e energia solar que são fontes de energia limpa e ainda tem produzido e exportado etanol.
Entre os dados que constam na publicação, está a distribuição da matriz energética que é formada predominantemente pelas hidrelétricas (75%), cuja matéria prima é a água, usinas termelétricas (20%), que geram energia a partir do gás e da biomassa (5%), a partir, por exemplo, do bagaço da cana de açúcar.
De acordo com o Sindenergia, atualmente 145 usinas centrais de energia estão em operação, a maioria delas PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Além disso, somente uma área de 2% no Estado não tem nenhum tipo de fornecimento.
“O Balanço Estadual constitui o instrumento fundamental para o planejamento energético regional e para a implantação e tratamento das políticas energéticas. Ao longo dos anos, a UFMT através do Niepe tem elaborado para o Governo do Estado o referido documento que traz um panorama por mesorregiões que nos auxilia na tomada de decisões mais assertivas”, explica o adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Sedec, Lucas Barros.
O evento contou com as presenças do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, o deputado federal, Fábio Garcia e o presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia), José Antonio Mesquita. Eles integraram a mesa de honra na abertura do VIII Seminário de Energia.
Futuras edições
Após um hiato de quase sete anos desde que o último balanço foi elaborado no Estado, em 2010, a Sedec retomou o projeto e traz, nessa edição do Balanço Energético, uma publicação atualizada concluída em 2015 com dados relativos aos anos de 2010/11/12/13/14.
A partir de agora, a intenção é publicar o balanço a cada dois anos. Nesse sentido, a Sedec já encaminhou em abril para a UFMT o Oficio 127/2017 com tal demanda.
Outro importante instrumento para o Estado é a ‘Visão da Matriz Energética’ que projeta o cenário para os próximos 20 anos, e também foi formalizada junto a UFMT, pela Sedec, por meio do Oficio 128/2017 que visa solicitar estudos desta Matriz em diversos cenários e uma projeção de como estará em 2036.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.