;

Especiais

Brasil| Comissão rejeita inclusão da proposta de novas eleições em 2017

Com 33 votos favoráveis e 9 contrários, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta (14), a inclusão na pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede novas eleições presidenciais diretas já no ano que vem.

As assinaturas necessárias foram recolhidas pela oposição, com o apoio de diversos partidos a favor e até mesmo contra o governo, mas a proposta foi barrada.

O autor da PEC, Miro Teixeira, diz que o alvo não é o presidente Michel Temer, mas, sim, a chance do povo escolher o novo presidente. Miro votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

A PEC 227/16 diz que, caso presidente e vice saim do cargo entre o terceiro ano do mandato e seis meses antes do término, um novo representante deve ser escolhido por meio de eleições diretas, segundo informa O Globo.


A Constituição Brasileira, atualmente, diz que, se o presidente e o vice renunciarem, falecerem ou forem afastados definitivamente nos últimos dois anos do mandato, uma nova eleição deve ocorrer de forma indireta, pela escolha de membros do Congresso. Entretanto,  para a saída acontecer nos dois primeiros anos do mandato, a eleição é direta, via voto popular.

Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.