;

Especiais

Brasil| População que se declara parda no Brasil quase se iguala à branca

Pela primeira vez a população brasileira que se declara parda atingiu praticamente o mesmo nível daquela que diz ser branca no país.

É o que mostra a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada na sexta-feira (25) pelo IBGE, com dados de 2015.

De acordo com o instituto, 45,1% da população se declarou parda em 2015, enquanto 45,2% disseram ser brancas. Enquanto os pardos cresceram 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior, a população parda caiu 0,3 ponto percentual.

Na pesquisa, é perguntado ao entrevistado qual sua cor: branca, preta ou parda. A soma de pretos e pardos compõe a raça negra. A população autodeclarada preta respondeu por 8,9% dos entrevistados.

Historicamente, há uma autodeclaração baixa de negros no país. Na passagem de 2014 para 2015 não houve grandes alterações na composição das raças.

A série histórica, no entanto, mostra que brancos vêm em trajetória decrescente desde 2004. Em 2006, a soma de negros e partos superou a de brancos pela primeira vez.

Há aumento, ainda que ligeiro, na autodeclaração de negros ano a ano. O Brasil é o país com mais negros fora do continente africano no mundo. Estudiosos das questões raciais brasileiras atribuem o aumento gradativo da autodeclaração aos movimentos de afirmação dos negros e de combate ao preconceito no país.


A região nordeste é a que tem maior população autodeclarada preta (11%). No Norte, a maioria se declara parda (70,2%). No Sudeste, 52,9% declararam-se brancas, 9,7% pretas e 36,5%, pardas.

Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.