;

Especiais

Saúde| Vírus HPV aumenta entre os homens; veja como se proteger

A infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) está entre as doenças sexualmente transmissíveis (DST´s) mais comuns no mundo, que afeta mulheres e homens, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

O HPV no homem nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem formam verrugas tanto nas partes genitais quanto nas mãos, boca e garganta. E mesmo que o homem não apresente nenhum sintoma a olho nu, ele pode transmitir o vírus do HPV para seus parceiros através do contato íntimo; por isso, é recomendado usar preservativo durante o sexo vaginal, anal ou oral.

Para Marcelo Rocha, executivo de marketing da linha de preservativos Preserv, a melhor maneira de prevenção é investir no sexo seguro, usando preservativos em todas as relações. "Assim como ocorre na mulher, o HPV no homem não tem cura já que nem sempre o vírus é eliminado do corpo. No entanto é possível evitar a infecção através da prevenção - assim como se evitam as outras DST´s e o vírus da AIDS - com o uso de preservativo”.

Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 29 tipos diferentes de HPV foram detectados por meio de auto coleta realizadas em mãos, boca, genitais e canal anal, de homens que fazem sexo com homens, maiores de 18 anos de idade. Destes, 7 tipos são considerados de alto risco.

Proteção contra HPV no homem

A vacina contra HPV no homem protege contra o surgimento de verrugas genitais e câncer anal, devendo ser tomada por meninos entre 9 e 26 anos, desde que não estejam infectados com o vírus HPV. A vacinação é especialmente indicada para homens que mantém relações sexuais com outros homens e em pacientes com HIV positivo, mas todos os homens podem tomar esta vacina.



Do Noticias Ao Minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.