;

Especiais

Tarifa de energia elétrica de baixa tensão em Mato Grosso terá redução de 2,22%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião pública, realizada nesta quarta-feira (07/04), o reajuste anual da tarifa de energia elétrica da Energisa Mato Grosso-Distribuidora de Energia S/A (EMT). De acordo com nota divulgada pela Agência, haverá uma redução no valor da tarifa de 2,22% para os consumidores de baixa tensão (residências) e aumento de 3,42% para consumidores de alta tensão (indústrias).  
Os novos valores, que entram em vigor a partir desta quarta-feira (08/04), valem para as 1,2 milhão de unidades consumidoras, localizadas nos 141 municípios de Mato Grosso. Serão beneficiados com a redução de 2,22% não só os consumidores residenciais e de baixa renda, mas também todos os usuários de baixa tensão, como consumidores rurais, industriais, comerciais, prestadores de serviços, entre outros.
O reajuste de 3,42% é valido para as indústrias que utilizam a alta tensão. Conforme a nota da Aneel, para calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
A superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana, explica que somente depois da publicação da Resolução e de Nota Técnica pela Aneel será possível conhecer os motivos da redução e se está correta a análise realizada pelo órgão regulador, iniciando - a partir da publicação da Nota Técnica - o prazo regimental para manifestação por qualquer das partes interessadas.
"O aumento para indústria em Mato Grosso é preocupante porque de forma indireta acaba sendo repassado para o consumidor. Por isso, mesmo com essa redução é importante economizar energia elétrica e praticar um consumo cada vez mais eficiente", salienta a superintendente.  


Fonte: GazetaMT /Assessoria

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.