Cursos de Medicina em Mineiros (GO) podem sofrer sanções após desempenho insatisfatório no Enamed
Da Redação com G1 Foto: Adobe Stock
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta segunda-feira (19), em Brasília, o balanço de resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O relatório aponta que mais de 100 cursos de Medicina no país obtiveram notas 1 e 2 — patamares considerados insatisfatórios.
Entre as instituições listadas com conceito 2, figuram duas unidades de ensino situadas em Mineiros, no sudoeste de Goiás: a Faculdade Morgana Potrich (FAMP) e o Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES).
Entenda as Sanções
De acordo com as regras estabelecidas pelo MEC, as notas 1 e 2 disparam gatilhos de punição administrativa e acadêmica. O objetivo, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, é garantir a qualidade da formação dos profissionais que atenderão a população.
No caso das instituições com conceito 2, como as de Mineiros, as penalidades previstas incluem:
Redução imediata no número de vagas para ingresso de novos alunos;
Suspensão de participação no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil);
Restrições em outros programas federais de incentivo ao ensino superior.
Das 107 instituições mal avaliadas no país, 99 sofrerão punições diretas do ministério. As demais, por serem faculdades estaduais ou municipais, possuem autonomia administrativa diferenciada, embora o MEC busque a cooperação para a aplicação de medidas corretivas.
Leia também: Lista das faculdades de medicina com nota ruim no Enamed; veja nomes das entidades com conceito 1 e 2
"Instrumento de Aperfeiçoamento"
Em coletiva de imprensa, o ministro Camilo Santana reforçou que as medidas não devem ser vistas apenas como punitivas, mas como um monitoramento necessário. "É uma maneira da instituição se aperfeiçoar. É um instrumento para que a gente possa fazer as instituições corrigirem e ter um ensino de qualidade", declarou o ministro.
As universidades terão agora um prazo legal para apresentar defesa e submeter um plano de melhorias ao Governo Federal.
Nota: Este espaço permanece à disposição das assessorias de comunicação das instituições mencionadas caso queiram.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.