;

Especiais

Alto Taquari é o 13º município a atingir meta da campanha Biometria 100%

Fonte: TRE-MT Foto: WILSON DIAS-ABR

Com 98,02% de cobertura biométrica, Alto Taquari (a 486 km de Cuiabá) é o 13º município mato-grossense a alcançar a meta da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT). Do total de 7.983 pessoas aptas a votar, o município localizado no sudoeste do Estado já contabiliza 7.825 eleitores e eleitoras com biometria, restando um eleitorado de apenas 158 pessoas, o equivalente a 1,98%. A meta da campanha em 2025 é alcançar no mínimo 98% de cadastramento biométrico no Estado.

Alto Taquari pertence à 8ª Zona Eleitoral, que, por sua vez, já carimbou os seus quatro municípios no top 13: Alto Araguaia (99,01%) – a sede do cartório –, Ponte Branca (99,90%) e Araguainha (100%), sendo o primeiro município brasileiro a alcançar esse feito. Os municípios da 8ª ZE se juntam a Santa Rita do Trivelato (98,22%), Itanhangá (98,25%), Jangada (98,30%), Araguaiana (98,57%), Torixoréu (98,69%), Ribeirãozinho (99,01%), Planalto da Serra (99,25%), Indiavaí (99,49%) e Vale de São Domingos (99,55%).

Na 8ª Zona Eleitoral, a estratégia consistiu em massificar a divulgação dos mutirões eleitorais junto a emissoras de rádio e televisão, perfis de instituições e órgãos públicos nas redes sociais, além de parcerias com entidades e personalidades. Conforme o juiz eleitoral Daniel Sousa Campos, da 8ª ZE, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde ajudou a ter acesso aos telefones atualizados de eleitores, canal que abriu caminho para uma comunicação direta em favor da biometria.

“O resultado é satisfatório e reflete um trabalho de persistência, ligando diariamente para os eleitores, correndo atrás, dando continuidade ao trabalho de anos anteriores, potencializando o que já vinha sendo feito e dedicação exclusiva para a biometria. Tínhamos uma lista de telefones desatualizada, mas uma parceria exitosa com a Secretaria Municipal de Saúde ajudou que servidores chegassem até o eleitor. Já aconteceu de irmos até o último eleitor de um município, usando o carro da Justiça Eleitoral. Tudo isso é resultado de um conjunto de estratégias, que inclui a dedicação e o comprometimento dos servidores”, pontua o magistrado.

Em Mato Grosso, o índice de cobertura biométrica é de 91,04%, o que representa um eleitorado de 2.319.220 dentro de um universo de 2.547.213 pessoas aptas a votar. Ainda faltam 8,96% dos eleitores, ou 227.993 pessoas, no Estado.

Atendimento

Para ser atendido, basta comparecer a um cartório ou posto de atendimento eleitoral e apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. Esse mesmo atendimento pode ser encontrado nos mutirões. Neles, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título.

Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Confira aqui os endereços de cartórios e postos eleitoriais de atendimento em todo o Estado.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.