Comarca de Alto Taquari celebra 21 anos com destaque em cidadania e eficiência
Fonte: TJMT Foto: Aparecido Marden
A Comarca de Alto Taquari completou no dia 5 de novembro 21 anos de instalação. Instalada em 2004 pela Lei Complementar nº 166, a comarca de entrância inicial é dirigida pelo juiz Anderson Fernandes Vieira, que atua desde fevereiro de 2024 e vem conduzindo ações voltadas tanto ao público interno quanto à comunidade local, fortalecendo a presença do Judiciário em temas de cidadania, direitos humanos e educação.
Para o magistrado, esta data é uma oportunidade de comemoração. “O aniversário da Comarca de Alto Taquari é um momento de celebrar conquistas e reconhecer o comprometimento de todos que fazem parte desta história. Temos alcançado resultados expressivos, como a significativa diminuição do acervo processual, fruto do excelente trabalho desenvolvido por magistrados, servidores e colaboradores, sempre pautado na eficiência e na busca por uma Justiça célere e de qualidade”, destacou.
Entre as iniciativas recentes, destacam-se palestras em escolas municipais sobre bullying, realizadas em abril, e atividades da Semana Estadual de Conscientização sobre a Entrega Legal, promovidas em junho. A comarca também integra a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e tem promovido campanhas de mobilização, como o Agosto Lilás, reforçando a importância da denúncia e da atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil na proteção às mulheres.
O juiz Anderson Fernandes Vieira também ressalta que o fortalecimento da atuação com a população é uma prioridade da gestão. “Temos fortalecido nossa atuação junto à comunidade, por meio de ações integradas de conscientização nas escolas, com foco na formação cidadã e na prevenção à violência doméstica contra a mulher. Além disso, a regularização fundiária em andamento representa um importante avanço social, garantindo segurança jurídica e dignidade às famílias beneficiadas”, acrescentou.
“Que este aniversário sirva de incentivo para continuarmos trilhando o caminho do diálogo, da inovação e da humanização no atendimento à sociedade”, concluiu o juiz.
Reconhecida pela eficiência e pela qualidade dos serviços prestados, a Comarca de Alto Taquari mantém o Selo Ouro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo alcançado também o Selo Diamante em edição anterior. Com apenas uma vara e uma equipe de 10 servidores, a unidade conseguiu reduzir o acervo processual em mais de 35% desde fevereiro de 2024, passando de 1.300 para 829 processos em tramitação.
Desde sua instalação, já passaram pela direção do fórum os juízes Walter Tomaz da Costa, Fernando da Fonsêca Melo, Wagner Plaza Machado Junior, Gustavo Chiminazzo de Faria, Carlos Augusto Ferrari, Ângelo Judai Junior, Glauciane Chaves de Melo, Luis Felipe Lara de Souza, Ivan Lúcio Amarante, Pedro Flory Diniz Nogueira, Nádia Beatriz Farias da Silva, Conrado Machado Simão, Fábio Alves Cardoso, Aroldo José Zonta Burgarelli, Marina Dantas Pereira e Raissa da Silva Santos Amaral.


Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.