Governo Federal lança RG para animais; veja como registrar seu pet
Fonte: Migalhas Foto: Reprodução Migalhas
Nesta quinta-feira, 17, o Governo Federal lançou o SinPatinhas - Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, uma plataforma gratuita que permite a tutores de cães e gatos registrarem os animais em banco de dados nacional, funcionando como um "RG Animal".
Segundo o governo, o objetivo é promover o bem-estar animal e fornecer informações estratégicas para a formulação de políticas públicas.
QR Code
O documento de identificação gerado pelo SinPatinhas inclui um QR Code, que pode ser fixado na coleira do animal.
Caso o pet se perca, qualquer pessoa que o encontrar poderá escanear o código e acessar os dados de contato autorizados pelo tutor, facilitando o reencontro entre o animal e sua família.
Além disso, é possível cadastrar animais que já possuem microchip, um pequeno dispositivo implantado sob a pele do pet que contém um número único de identificação.
O sistema aceita chips de qualquer fabricante e também permite o registro de animais sem microchip ou castração.
Dados para políticas públicas
Estima-se que o Brasil tenha mais de 93 milhões de cães e gatos, sendo que cerca de 35% vivem nas ruas ou em abrigos.
O SinPatinhas permitirá ao governo Federal mapear com mais precisão a população, coletando dados como número de animais registrados, castrados e microchipados, e sua localização.
Essas informações são fundamentais para o planejamento e execução de ações públicas eficazes, como campanhas de castração, vacinação e adoção responsável.
Cadastro voluntário
O registro no SinPatinhas não é obrigatório para tutores comuns, mas se torna exigência para aqueles que recebem recursos públicos para castração ou microchipagem, como prefeituras e ONGs beneficiadas por emendas parlamentares.
Além disso, o sistema respeita a LGPD, divulgando apenas estatísticas gerais, enquanto as informações pessoais ficam restritas e seguras, com o tutor decidindo quais dados deseja disponibilizar em caso de perda do animal.
Inclusão e acessibilidade
Com foco também em populações vulneráveis, o Governo anunciou que pretende apoiar, por meio de editais, a realização de castrações e implantações de microchips em animais de pessoas em situação de rua, sempre conforme a disponibilidade orçamentária.
Como cadastrar seu pet?
O cadastro já está disponível e pode ser feito no site oficial do SinPatinhas (https://sinpatinhas.mma.gov.br).



Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.